O significado da aplicação do brinquedo terapêutico por um grupo de graduandos de enfermagem / The significance of the application of the therapeutic toy for a group of nursing students
Resumo
Trata- se de um estudo de caráter metodológico qualitativo que buscou o conhecimento e o significado aferido por acadêmicos de enfermagem í aplicação da técnica do brinquedo terapêutico (BT). Os sujeitos deste estudo foram 16 alunos do 7o e 8o semestres do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Os dados foram coletados por meio de entrevista gravada, contendo duas questões norteadoras. A análise ocorreu a partir da leitura minuciosa e repetida das transcrições, que nos permitiram chegar a três categorias de pensamento (Falando sobre a Técnica, O comportamento da Criança e Conceitos Errôneos). Os sujeitos pesquisados demonstraram ter conhecimento sobre a finalidade da aplicação do BT, no entanto conceitos errôneos sobre a técnica aparecem nos discursos de alguns deles; eles também foram unânimes ao expressarem o desejo de empregarem a técnica do brinquedo terapêutico em sua futura prática de profissional.
Descritores: Educação em enfermagem, Conhecimento, Jogos e brinquedos, Terapêutica, Estudantes de enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.