O significado da aplicação do brinquedo terapêutico por um grupo de graduandos de enfermagem / The significance of the application of the therapeutic toy for a group of nursing students

Autores

  • Carolina de Jesus Couceiro de Freitas
  • Marilda de Deus Martins

Resumo

Trata- se de um estudo de caráter metodológico qualitativo que buscou o conhecimento e o significado aferido por acadêmicos de enfermagem í  aplicação da técnica do brinquedo terapêutico (BT). Os sujeitos deste estudo foram 16 alunos do 7o e 8o semestres do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Os dados foram coletados por meio de entrevista gravada, contendo duas questões norteadoras. A análise ocorreu a partir da leitura minuciosa e repetida das transcrições, que nos permitiram chegar a três categorias de pensamento (Falando sobre a Técnica, O comportamento da Criança e Conceitos Errôneos). Os sujeitos pesquisados demonstraram ter conhecimento sobre a finalidade da aplicação do BT, no entanto conceitos errôneos sobre a técnica aparecem nos discursos de alguns deles; eles também foram unânimes ao expressarem o desejo de empregarem a técnica do brinquedo terapêutico em sua futura prática de profissional.

Descritores: Educação em enfermagem, Conhecimento, Jogos e brinquedos, Terapêutica, Estudantes de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL