Estratégias de educação sexual a partir da percepção de estudantes de uma escola pública / Sex education strategies from the perception of students at a public school

Autores

  • Mayara Karolline Lima Ferreira dos Santos
  • Luan de Araújo Queiroz
  • Iara Luisy Silva Saltirio
  • Junnielly da Silva Costa Rios
  • Hortência Maria Lopes de Souza Pinho
  • Karwhory Wallas Lins da Silva
  • Thiago José Matos-Rocha

DOI:

https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.2.90

Resumo

O estudo teve como objetivo realizar estratégias de educação sexual a partir da percepção de estudantes de uma escola pública. Para tal, foi realizado um estudo quantitativo, descritivo, com 135 alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio que responderam a um questionário estruturado composto por várias questões e com base nas respostas obtidas foram desenvolvidos métodos de intervenção em saúde, como palestras e oficinas. Dos estudantes que participaram da pesquisa, 17% eram do primeiro ano, 14% do segundo e 69% do terceiro ano. Observou-se que a iniciação sexual dos mesmos é precoce. 51% dos adolescentes eram do sexo masculino e a média de idade amostral foi de 19 anos. Mais de 90,0% dos participantes (n=123) referiram conhecer ao menos uma IST. Torna-se necessária a intervenção dos profissionais da saúde, articuladas com a escola e principalmente com a famí­lia proporcionando conversas, palestras e reflexões contemplando os temas Sexualidade e Saúde Reprodutiva.

Descritores: Estudantes, Educação em saúde, Doenças sexualmente transmissí­veis, Sexualidade, Comportamento sexual, Adolescente

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Publicado

2018-08-07

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL