Sucesso da inserção de sistema intrauterino de levonorgestrel após dequitação placentária em cesárea eletiva / Success of insertion of levonorgestrel intrauterine device after afterbirth immediate placental removal in elective cesarean section

Paola Cristina Spadari Checchia, Sheldon Rodrigo Botogoski, Luís Irajá Nogueira de Sá Neto, Nathalia Martins Lopes

Resumo


Introdução: O Sistema intrauterino de levonorgestrel (SIU-LNG ou MIRENA®), escolha frequente entre as mulheres em seu planejamento familiar, se mostra um método de contracepção seguro, com a vantagem de iniciar-se logo no puerpério imediato. Objetivo: Avaliar o sucesso da inserção do SIU-LNG imediatamente após a dequitação placentária, utilizando-o como método de contracepção, em pacientes submetidas à cesárea eletiva. Métodos: Avaliação em prontuário de 23 pacientes atendidas no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima em Curitiba-PR no período de outubro de 2011 a Agosto de 2014, com assinatura prévia do termo de consentimento livre e esclarecido. Excluíram-se 2 pacientes com cultura positiva para Streptococcus agalactiae. Resultado: No exame especular houve a visualização do fio de SIU-LNG em 76.2% (n=16) dos casos, 19.1% (n=4) não foram visualizados, e em 4.7% (n=1) houve retirada do dispositivo pela paciente. Na ultrassonografia, 19 dispositivos estavam normoposicionados, 1 estava em baixa extremidade, e 1 ausente. Conclusão: Conclui-se que o sucesso da inserção do sistema intrauterino de levonorgestrel após a dequitação placentária mostrou-se positivo e eficaz, uma vez que, com base na ultrassonografia, o dispositivo estava normoposicionado em 90% das pacientes, com  taxa de expulsão espontânea de 0%. No entanto, houve insucessos, sendo 5% devido a inserção baixa do SIU-LNG, e 5% de ausência por tracionamento e retirada manual pela paciente.

Descritores: Levonorgestrel, Dispositivos intrauterinos, Anticoncepção/métodos,  Placenta, Período pós-parto, Cesárea


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 0101-6067 (versão impressa

ISSN 1809-3019 (online)

 

 

Licença Creative Commons
O Periódico "Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo", está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.