Sobre a Revista
Foco e Escopo
- A Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a partir de 2020, deixa de ser quadrimestral e passa a ser editada em forma contínua em volume único que será fechado ao final do ano e não haverá mais fascículo da revista. ISSN 1809-3019 (on-line), fundada em 1954, tem a finalidade de publicar artigos de pesquisadores nacionais e internacionais. Cada artigo ou trabalho entregue à publicação será submetido à prévia avaliação de dois (2) revisores indicados pelos Editores, mantendo-se sigilosa a identidade do(s) autor(es) e revisor(es).Os comentários serão devolvidos aos autores para modificações no texto ou justificativas de sua manutenção. No caso de ocorrerem divergências de opinião entre os revisores, um terceiro avaliador será escolhido pelos editores. Somente após aprovação final dos editores e revisores, os trabalhos serão encaminhados para publicação. O Conselho Editorial se reserva o direito de não se responsabilizar pelas afirmações ou opiniões inseridas nos artigos publicados.
- Os artigos deverão ser destinados exclusivamente à Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, não será permitida a sua apresentação simultânea a outro periódico; desta forma, o artigo enviado deverá ser acompanhado de carta assinada por todos os autores, autorizando sua publicação, declarando que o mesmo é inédito e que não foi, ou está sendo submetido à publicação em outro periódico, transferindo os direitos autorais à Revista. A Revista "Arquivos Médicos" é uma publicação online, o seu conteúdo será publicado e disseminado em acesso aberto (open access) por meio eletrônico da Revista. A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons)
- A Revista receberá artigos nos idiomas português, espanhol e inglês. Os artigos em português ou espanhol que forem aprovados serão traduzidos para o inglês pelos Autores e serão publicados no idioma original e inglês. Artigos submetidos em inglês não serão traduzidos para o português.
- A Revista publica suplementos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Cada artigo ou trabalho entregue à publicação será submetido à prévia avaliação de dois (2) revisores indicados pelos Editores, mantendo-se sigilosa a identidade do(s) autor(es) e revisor(es). Os comentários serão devolvidos aos autores para modificações no texto ou justificativas de sua manutenção. No caso de ocorrerem divergências de opinião entre os revisores, um terceiro avaliador será escolhido pelos editores. Somente após aprovação final dos editores e revisores, os trabalhos serão encaminhados para publicação. O Conselho Editorial se reserva o direito de não se responsabilizar pelas afirmações ou opiniões inseridas nos artigos publicados.
Periodicidade
A partir de 2020, a Revista passa a ser editada em forma contínua em volume único que será fechado ao final do ano e não haverá mais fascículo da revista.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Sponsors
Mantenedora - Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho
Histórico do periódico
A Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é uma publicação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e tem o apoio da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. Fundada em 1954. tem a finalidade de publicar artigos de pesquisadores nacionais e internacionais.
A versão impressa da Revista deixou de ser editada em 2017.
Estão disponíveis na versão online, os volumes de 2005 ao presente. A Revista "Arquivos Médicos" utiliza o Sistema Eletrônico Open Journal Systems, e desde o volume 62, n.3, 2017, adotou o DOI (Digital Object Identifier).
a Revista, a partir de 2020, deixa de ser quadrimestral e passa a ser editada em forma contínua em volume único que será fechado ao final do ano e não haverá mais fascículo da revista.
Áreas de Interesse:
- Ciências da Saúde;
- Medicina;
- Enfermagem;
- Fonoaudiologia;
- Radiologia;
- Sistemas Biomédicos.
Fontes de Indexação:
- LATINDEX (Sistema de Información para Revista Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal) / http://www.latindex.org/latindex/inicio
- Disponível no Portal de Periódicos da CAPES
- DIADORIM (IBICT) (Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras) -http://diadorim.ibict.br/handle/1/2812
- Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Portal oasisbr) - (IBICT) - Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Portal oasisbr)
- Google Scholar - https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&view_op=list_hcore&venue=eBmj-uENtMQJ.2021
- ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos
- CROSSREF - DOI - (Agência Oficial de registro de identificadores de Objetos Digitais da International DOI Foundation)
TAXA DE PUBLICAÇÃO
Não há taxas para submissão, avaliação e publicação de artigos.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista “Arquivos Médicos” disponibiliza acesso livre e gratuito ao seu conteúdo e desta forma, disponibiliza o conhecimento cientifico e os resultados de pesquisa ao público por meio eletrônico da Revista.
http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP