Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

ESCOPO E POLÍTICA

Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a partir de 2020, deixa de ser quadrimestral e passa a ser editada em forma contí­nua em volume único que será fechado ao final do ano e não haverá mais fascí­culo da revista. ISSN 1809-3019 (on-line), fundada em 1954, tem a finalidade de publicar artigos de pesquisadores nacionais e internacionais na área da saúde. Cada artigo ou trabalho entregue à publicação será submetido à prévia avaliação de dois (2) revisores indicados pelos Editores, mantendo-se sigilosa a identidade do(s) autor(es) e revisor(es).Os comentários serão devolvidos aos autores para modificações no texto ou justificativas de sua manutenção. No caso de ocorrerem divergências de opinião entre os revisores, um terceiro avaliador será escolhido pelos editores. Somente após aprovação final dos editores e revisores, os trabalhos serão encaminhados para publicação. O Conselho Editorial se reserva o direito de não se responsabilizar pelas afirmações ou opiniões inseridas nos artigos publicados.

Os artigos deverão ser destinados exclusivamente à Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, não será permitida a sua apresentação simultânea a outro periódico; desta forma, o artigo enviado deverá ser acompanhado de carta assinada por todos os autores, autorizando sua publicação, declarando que o mesmo é inédito e que não foi, ou está sendo submetido à publicação em outro periódico, transferindo os direitos autorais à Revista, sendo vedada a reprodução parcial ou total dos mesmos, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem a autorização prévia do Editor Chefe da Revista.

A Revista receberá artigos nos idiomas português, espanhol e inglês. Os artigos em português ou espanhol que forem aprovados serão traduzidos para o inglês pelos Autores e serão publicados no idioma original e inglês. Artigos submetidos em inglês não serão traduzidos para o português.

A Revista “Arquivos Médicos” é uma publicação online, o seu conteúdo será publicado e disseminado em acesso aberto (open access) por meio eletrônico da Revista. A Revista “Arquivos Médicos” adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons).

A Revista publica Suplementos.



PREPARO DO ARTIGO:
Os trabalhos enviados para publicação deverão obedecer aos seguintes critérios:

  • As submissões dos artigos serão online;

  • Fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12 e espaço um e meio; sendo: 01 cópia com a página de identificação, contendo: título do artigo, em português (ou espanhol) e inglês, que deverá ser conciso, porém informativo.

AUTORES:

  • Cada autor deve ter participado efetivamente do trabalho, para poder assumir a responsabilidade pública por partes definidas do conteúdo. Indicar a contribuição dos autores na elaboração do trabalho de acordo com as 14 funções da Taxonomia da Função de Contribuidor CASRAI (CASRAI’s Contributor Role Taxonomy), CRediT (http://credit.niso.org/.) (1. Conceituação; 2. Curadoria de dados; 3. Análise formal; 4. Aquisição de financiamento; 5. Investigação; 6. Metodologia; 7. Administração de projetos; 8. Recursos; 9. Programas; 10. Supervisão; 11. Validação; 12. Visualização; 13. Escrita - rascunho original; 14. Escrita - revisão e edição)

  • Indicação do nome completos do(s) autores, sem abreviaturas; 

  • Afiliação do Autor: Instituição. Departamento. Seção. Cidade. Estado. País

  • Todos os autores devem ter o cadastro associado ao ORCiD atualizado e informar a URL completa na Página de Identificação (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). (O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador. Impede ambiguidades na identificação de autores e colaboradores em publicações ou em instituições);

  • Informar o link do Currículo Lates

  • Informar e-mail de todos os autores;

  • Nome do Departamento e Instituição. Cidade. Estado. País aos quais o trabalho deve ser atribuído;

  • Correspondência: Nome do Autor responsável, endereço, e_mail.

  • Os autores serão notificados do andamento do artigo até a sua conclusão final. A Revista aceitará publicações de caráter clínico ou experimental como Artigo original, Ensaios Clínicos, Artigo de atualização, Artigo de revisão, Relato de caso, Artigo histórico, Editorial, Carta ao Editor, Resumos de trabalhos científicos.


    PROVAS

  • Serão enviadas provas em PDF aos autores para a correção da arte-final do artigo. As provas devem retornar à Revista na data estipulada. Não serão aceitas inclusão/exclusão de frases, parágrafos, figuras e referências na fase de prova do artigo

  • São permitidas apenas pequenas correções, tais como: grafia, troca de uma palavra ou outra e dados numéricos nas tabelas e gráficos.

ARTIGO:

  • Declaração isenção e de conflito de interesse;

  • Artigo que envolva pesquisa com seres humanos ou animais, deverá constar carta ou número do protocolo de aprovação do trabalho pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição em que o trabalho foi realizado com o número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética CAAE (registro na plataforma Brasil) para que se verifique a efetiva aprovação pelo sistema CEP/CONEP

  • Para os artigos de pesquisa clínica, a afirmação de que todos os sujeitos envolvidos estão de acordo e que consentiram a realização da pesquisa e a divulgação de seus resultados de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde;

  • Pesquisa de levantamento de prontuários ou documentos de uma Instituição deverá ter a menção da aprovação do CEP, Fontes de Auxílio à pesquisa;

    DECLARAÇÃO DE CONFLITO

Conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina no 1595/2000, veda que em artigo científico seja feita promoção ou propaganda de quaisquer produtos ou equipamentos comerciais - Deverá constar a carta ou número do protocolo da aprovação do estudo envolvendo seres humanos ou animais, pelo CEP da Instituição onde foi realizado o trabalho e do ICMJE (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest/). Os Autores têm a responsabilidade de declarar eventuais conflitos de interesse (financeiro, comercial, pessoal, profissional, etc) que estejam envolvidos na execução do trabalho apresentado para a publicação.

Informar também caso não tenha conflito de interesse.

FINANCIAMENTO

- Informações sobre eventuais fontes de auxílio à pesquisa. É necessário identificar quem forneceu apoio financeiro para a realização da pesquisa e/ou do preparo do artigo.

ENSAIOS CLÍNICOS E TIPOS DE ESTUDOS

- Os ensaios clínicos submetidos à publicação devem ter o registro em uma base de dados de ensaios clínicos. A Revista “Arquivos Médicos” adota a exigência do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) (http://www. ensaiosclinicos.gov.br/) ou do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE) (http://www.icmje.org/clin_trialup.htm) de registro prévio dos ensaios clínicos (estudos experimentais randomizados) em plataforma que atenda os critérios elaborados pelas duas organizações citadas. O número do registro do ensaio clínico deverá constar em Materiais e Métodos.



CATEGORIA DE ARTIGOS

ARTIGO ORIGINAL: Trabalho destinado a divulgar resultados de pesquisa original inédita, de aspectos experimentais ou observacionais, inclui análise descritiva ou interferências de dados próprios. Estão incluídos nesta categoria os ensaios clínicos. Constará das seguintes seções: Resumo, Abstract, Introdução, Material e Métodos (Deverá constar a carta ou número do protocolo da aprovação do estudo envolvendo seres humanos ou animais, pelo CEP da Instituição onde foi realizado o trabalho; descrever a metodologia estatística empregada), Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências.

ARTIGO DE REVISÃO: Trabalho que constitui de avaliação crítica e sistemática da literatura sobre um assunto específico referente a trabalhos já publicados anteriormente em periódicos científicos. Constará das seguintes seções: Resumo, Abstract, Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências.

ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO: Trabalho destinado a descrever informações atuais sobre tema de interesse para determinada especialidade, uma nova técnica ou método. Constará das seguintes seções: Resumo, Abstract, Introdução (breve histórico do tema; estado atual de conhecimento e as razões do trabalho, métodos de estudo), Conclusão, Referências.

EDITORIAL: Uma declaração de opiniões, crenças e políticas do editor de uma revista. Matérias de responsabilidade dos Editores da Revista, estes, poderão convidar uma autoridade para escrevê-lo. Limite de duas páginas.

RELATO DE CASO: Trabalho que apresenta dados descritivos de um ou mais casos clínicos, explorando um método ou problemas através de um exemplo. Os relatos de casos aceitos para publicação serão de grande interesse ou raros. Constará das seguintes seções: Resumo,  Abstract  Introdução (breve histórico do tema), Objetivo, Relato do Caso, Discussão, Conclusão e Referências.

ARTIGO HISTÓRICO: Relato ou descrição de eventos ou circunstâncias significantes referentes a um determinado campo de estudo.

CARTA AO EDITOR: Destinada a comentários de leitores sobre os artigos publicados anteriormente na revista, expressando concordância ou não sobre o assunto abordado. Os autores do artigo citado serão convidados a responder.

RESUMOS (TRABALHOS CIENTÍFICOS – PIBIC/CNPq, Eventos Científicos, etc.): Dependendo da quantidade deste material, será publicado em suplementos.



CITAÇÃO DE AUTORES

Deve ser obrigatória no corpo do texto. No sistema numérico, proposto pelos editores de periódicos científicos internacionais denominado “Vancouver Style”, as citações são indicadas numericamente na sequência que aparecem no texto.

PREPARO DO ARTIGO

  • Título completo (Deve conter o título completo em português e inglês ou inglês e português ou; português e espanhol)

  • Resumo (Palavras-chave) / Abstract (Keywords )

Resumo: O Resumo deve ser feito de forma estruturada de acordo com o tipo de artigo.  Palavras-chave (ao final do resumo). 

                          - Artigo Original: Introdução, Objetivo, Material e Método, Resultados, Conclusão

                          - Revisão: Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Conclusão

                          Relato de Caso: Introdução, Objetivo, Relato do Caso, Conclusão 

  • Abstract: Versão em língua inglesa, correspondente ao Resumo.  Keywords (ao final do Abstract). 

  • Palavras-chave:  Devem ser apresentados de 3 (três) a 6 (seis) palavras-chave em português (ao final do Resumo) e keywords em inglês (ao final do Abstract), que definam o assunto do trabalho. As palavras-chave e keywords devem ser baseados nos “Descritores em Ciências da Saúde” da Biblioteca Virtual em Saúde. Acesse: http://decs.bvs.br/
             

Citação Numérica: as citações são indicadas numericamente em expoente ou sobrescrito, entre parênteses, seguindo a sequência numérica das citações, na sequência que aparecem no texto. Quando houver mais de uma citação no parágrafo, as citações são indicadas no meio ou no final do texto, citando-se o número de cada uma das citações; se forem sequenciais, deverão ser separadas por hífen; se forem aleatórias, deverão ser separadas por vírgula. Ex: O papel dos enterococos é polêmico(1-5) embora se saiba que E.coli e B.fragilis contribuam ... Diversos estudos sugerem que um escore de mais de 10 pontos representa uma doença grave(2,3,7,10,25).

et al. (colocar ponto) - No texto ficará: .... et al.

REFERÊNCIAS: As referências serão baseadas no formato denominado “Vancouver Style”, os títulos de periódicos deverão ser abreviados de acordo com o “List of Journal Indexed Medicus, da National Library of Medicine”, devem constar apenas as citadas no texto e ordenadas de acordo com a citação numérica. Para todas as referências citar até seis autores, acima de seis, citar os seis primeiros seguidos da expressão et al.

Gráficos, Quadros, Tabelas e Figuras

(Imagens, gráficos, fotografias e ilustrações) devem estar citadas no texto e ser submetidas no tamanho exato para a publicação. Serão aceitas no máximo cinco figuras por artigo. A numeração deve ser sequencial, em algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. As tabelas devem ser autoexplicativas e não podem duplicar dados apresentados no texto ou nas figuras.

Imagens e Figuras:

Serão incorporadas no Word, mas será obrigatório o envio em arquivos separados em formato JPEG, TIFF ou EPS. Largura mínima de 22 cm e resolução mínima de 300 di.

As legendas devem estar incorporadas no texto Word e não na imagem.

Para figuras relacionadas e achados microscópicos (resultado histopatológicos), deve ser incorporada uma escala na imagem para indicar a ampliação usada. Os agentes de coloração devem ser especificados na legenda da figura.

Tabelas, Gráficos e Fluxogramas:

Devem estar incorporados ao Word, mas devem ser entregues em arquivos originários (Excel, Powerpoint ou em Software compatível). Utilizar fonte Arial, tamanho 9

Autorização do Autor e Indicação da fonte:

As imagens, gráficos, fotografias e ilustrações que já foram publicadas, deverão vir acompanhadas de autorização por escrito do autor/editor, constando, na legenda da ilustração, a fonte original de publicação. É responsabilidade do(s) Autor(es) obter as autorizações do(s) proprietário(s) do trabalho e encargos. Incluir o devido crédito ao final de cada legenda de figura ou tabela.

Fotografias de pessoas não devem permitir a sua identificação ou devem ter o consentimento escrito dos mesmos para uso e publicação.

Uso do itálico:

Para termos em outros idiomas e, nomes científicos.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:

LIVRO NO TODO:

Sadler TW.  Langman embriologia médica. 13ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2016. 330 p.

CAPITULOS DE LIVRO:

Kane RL, Ouslander JG, Abrass IB, Resnick B.  Implicações clínicas do processo de envelhecimento. In: Kane RL, Ouslander JG, Abrass IB, Resnick B.  Fundamentos de geriatria clínica.  7ª. ed.  Porto Alegre: AMGH; 2015.  p. 3-22.

Meneguel JF, Almeida MFB.  Triagem neonatal.  In: Pessoa JHL, editor.  Puericultura: conquista da saúde da criança e do adolescente.  São Paulo: Atheneu; 2013.  p. 29-39.

CAPÍTULO DE EBOOKS (LIVRO ELETRÔNICO):

Sant’Anna LC. Manejo para o correto aleitamento materno. In: Sant'Anna LC, Martins PCR. Alimentação e nutrição para o cuidado. [Internet]. Porto Alegre: SAGAH; 2018. p. 275-88. [citado 2022 Set 22]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595027442 

ARTIGOS DE PERIÓDICOS - IMPRESSO:

Yu J, Appel P, Rogers M, Blank S, Davis C, Warren B, et al. Integrating intervention for substance use disorder in a healthcare setting: practice and outcomes in New York City STD clinics. Am J Drug Alcohol Abuse. 2016;42(1):32-8.

ARTIGOS NA INTERNET COM DOi - Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital:

Santos LSC, Silva EO, Ribeiro NS, Devezas AMLO, Rocha ABL. Percepção dos pacientes sobre qualidade de vida e doença renal crônica hemodialítica. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2022; 67:e005. https://doi.org/10.26432/1809-3019.2022.67.005

ARTIGOS "EPUB"

Paz FM, Teixeira VA, Pinto RO, Andersen CS, Fontoura LP, Castro LC, et al. School health promotion and use of drugs among students in Southern Brazil. Rev Saude Publica. 2018; 52:58. Epub 2018 May 17.

ARTIGOS "EPUB AHEAD OF PRINT"

Muzyk A, Smothers ZPW, Andolsek KM, Bradner M, Bratberg JP, Clark SA, et al. Interprofessional substance use disorder education in health professions education programs: a scoping review. Acad Med. 2019 Oct 22. [Epub ahead of print]

TESE:

Pacheco FT. Emprego da tomografia computadorizada multidetectores do encéfalo na suspeita clínica de acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi) agudo. Tese (Doutorado). São Paulo: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; 2016.

EVENTOS CIENTÍFICOS (CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, SIMPÓSIOS, ETC):

Rezende M, Abreu-Fialho AP, Santos H, Dupret LM, Bonadiman SF, Souza TRN. A construção coletiva e os desafios da sustentação dos princípios educacionais para a formação dos profissionais do SUS: a experiência da EAD/ENSP/FIOCRUZ. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.  Saúde, Desenvolvimento, Democracia: o desafio do SUS universal. 2015; Goiânia. Anais. Goiânia: Universidade Federal de Goiás; 2015.  p. 3-4.

AUTORES CORPORATIVOS (ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, ASSOCIAÇÕES, ETC.):

Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB.  Brasília(DF); 1996. 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Plataforma de Telessaúde do Ministério da Saúde: tutorial do teleconsultor.  Brasília(DF): Ministério da Saúde; 2013.  26 p.

São Paulo (Cidade). Prefeitura Municipal de São Paulo. Decreto nº 40.232, de 2 de janeiro de 2001. [Internet]. Regulamenta a Lei nº 12.316, de 16 de abril de 1997, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Público Municipal a prestar atendimento à população de rua da Cidade de São Paulo, e dá outras providências. [citado 2019 Mar 21]. Disponível em: http://www.guiadedireitos.org/Decreto_albergues.doc 

TESE - SUPORTE ELETRÔNICO

Nóbrega MM. Bacteriúria em mulheres após estudo urodinâmico: fatores de risco
e análise microbiológica.  Dissertação (Mestrado). [Internet].  São Paulo: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; 2015. [citado 2021 Jul 11]. Disponivel em: https://www.fcmsantacasasp.edu.br/wp-content/uploads/dissertacoes-e-teses/Pesquisa-cirurgia/2015/2015-Monica-Martins-Nbrega.pdf

AUTORES CORPORATIVOS (ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, ASSOCIAÇÕES, ETC.) EM SUPORTE ELETRÔNICO:

Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. [Internet]. Brasília(DF); 1996. [citado 2019 Mar 29]. Disponível em: http://www.in.gov.br/mp_leis 

Conselho Federal de Enfermagem. Decreto nº 0450/20. Normatiza o procedimento de Sondagem Vesical no âmbito do Sistema COFEN / Conselhos Regionais de Enfermagem. [Internet]. Brasília(DF): COFEN; 2013. [citado 2019 Mar 21]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-04502013-4_23266.html 

São Paulo (Estado). Secretaria de Estado da Saúde. Resolução conjunta n.1, de 29 de junho de 1998. Aprova as diretrizes básicas e regulamento técnico para apresentação e aprovação do planto de gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde. [Internet]. Diário Oficial do Estado de São Paulo; 1998 jun 30. [citado 2019 Mar 29].  Disponível em:// http://e-legis.br/leisref/public/showAct.php?id=10420

World Health Organization. Palliative care: symptom management and end-of-life care. [Internet]. Geneva: WHO; 2004. [cited 2019 Mar 29]. Available from:  http://www.who.int/3by5/publications/documents/en/genericpalliativecare082004.pdf 

_________________________________________________________________________________

TAXA DE PUBLICAÇÃO

Não há taxas para submissão, avaliação e publicação de artigos.

AUTOARQUIVAMENTO

Os artigos aprovados serão disponibilizados no site da revista “Arquivos Médicos”. Após a publicação do artigo no site da Revista é permitido aos autores fazer o autoarquivamento dos artigos publicados em repositórios institucionais ou temáticos de suas respectivas áreas. É permitido depositar a versão pdf disponível no site da revista, imediatamente após sua publicação na Revista Arquivos Médicos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.