Mucosectomia no tratamento de megaesôfago chagásico avançado: relato de caso / Mucosectomy as a treatment of Chagas disease's megaesophagus in advanced stage: a case report
Resumo
Introdução: O Megaesôfago avançado é tratado cirurgicamente, com a possibilidade da realização de diferentes técnicas; dentre elas, a mucosectomia. Ela é vantajosa em vista da eliminação de um tempo cirúrgico, a toracotomia, reduzindo complicações pulmonares. Relato do caso: Trata-se de paciente portadora de megaesôfago de etiologia chagásica, sendo optada pela realização da mucosectomia, reconstrução pelo tubo gástrico e jejunostomia. A paciente evoluiu com coleção mediastinal e invaginação jejunojejunal ao nível da jejunostomia. Discussão: Apesar de a mucosectomia ser uma técnica sem toracotomia, que reduz a morbi-mortalidade, ela não é isenta de outras complicações, como as descritas no caso. A coleção mediastinal entre a camada muscular do esôfago ressecado e o tubo gástrico é uma das complicações mais raras desta técnica cirúrgica, assim como a invaginação jejunojejunal, infrequente após a realização de jejunostomias. Conclusão: O relato deste caso demonstra que a mucosectomia apresenta complicações que, raras ou não, devem ser diagnosticadas e tratadas precocemente para um resultado terapêutico satisfatório.
Descritores: Esôfago/cirurgia, Esofagectomia, Acalasia esofágica, Mucosa intestinal/ cirurgia, Mucosa gástrica/cirurgia, Doença de Chagas/complicações
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.