Importância da aplicação de um protocolo de desmame ventilatório na prática clínica diária em uma unidade de terapia intensiva / Importance of the application of a weaning protocol in clinical practice within the an intensive care unit

Luiz Rogerio de Carvalho de Oliveira, Elzo Peixoto, Paulo Antônio Chiavone, Roberto Marcó

Resumo


Objetivo: A literatura tem evidenciado que protocolos para a identificação sistemática de pacientes aptos para a interrupção da ventilação mecânica (VM) podem reduzir significativamente o tempo de internação e os custos hospitalares. Verificar a segurança, eficácia, sucesso, prognóstico do desmame quando utilizado Tubo T e PSV e comparar tempo de teste de autonomia com 30 minutos ou 120 minutos em relação ao sucesso.

Método: Estudo prospectivo e observacional. Foram incluídos todos os pacientes em ventilação mecânica invasiva por mais de 24 horas considerados aptos para o desmame de acordo com os critérios de pré-desmame descritos no protocolo previamente publicado.

Resultados: Foram estudados 95 pacientes. Houve sucesso no desmame em 83,2%, alta em 88,3% pacientes e óbito em 11,7%. As seguintes variáveis não apresentaram diferença estatística, índice de APACHE, RO, tempo de teste de autonomia, teste de autonomia com Tubo T ou PSV, IRRS, Pimax, status do paciente, VMNI em relação ao sucesso. A associação entre o tempo de internação na unidade de terapia intensiva e ventilação mecânica.

Conclusão: A Padronização do desmame é segura, eficaz; houve relação entre óbito e insucesso no processo de desmame e também entre sucesso e alta da UTI, não houve diferença entre os métodos de desmame PSV e Tubo T, nem em relação ao período de teste de autonomia.

Descritores: Cuidados Críticos, Desmame, do ventilador, Unidades de cuidados respiratórios, Unidades de terapia intensiva, Protocolos clínicos


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.