Papilomavírus humano: enfoque no Curso de Graduação em Enfermagem / Human papillomavirus in Undergraduate Nursing School
Resumo
Introdução: Papilomavírus Humano (HPV) é um grupo com mais de 100 tipos de vírus, transmitidos por contato direto ou indireto com o indivíduo infectado; pode causar verrugas e manter-se em latência no organismo durante anos. Pela importância, o HPV faz parte do conteúdo de disciplinas do currículo de graduação em enfermagem. Objetivos: identificar nas ementas do Curso de Graduação em Enfermagem – FCMSCSP, temas referentes ao HPV(conceitos, diagnósticos, tratamento, prevenção, consequências í saúde e assistência de enfermagem) e verificar o conhecimento dos discentes do último ano sobre HPV. Método: Os dados foram coletados após a aprovação do projeto pelo CEP (protocolo n° 55/12-PB). Foram consultadas 60 Â ementas das disciplinas do curso de graduação em enfermagem; e 37 discentes responderam a um questionário referente ao tema HPV. Resultados: Em relação í distribuição das temáticas sobre o HPV abordadas nas ementas das disciplinas, as mais citadas foram as consequências (37%) e a assistência de enfermagem (27%). O conhecimento dos discentes referente ao HPV revela que 81% sabem conceituar a doença e identificá-la visualmente, 70% conhecem o tratamento para a pessoa infectada e as ações básicas de enfermagem, 59% sabem as ações básicas de enfermagem na prevenção, 46% as consequências ao portador, se não for tratado. Conclusões: 4 (6,6%) disciplinas apresentam palavras significativas relativas ao ensino sobre o HPV, considerando os aspectos de: conceito, prevenção, diagnóstico (identificação visual), tratamento, consequências ao portador e assistência de enfermagem. Em relação ao conhecimento dos discentes, 81% conhecem os conceitos sobre o HPV e o diagnóstico.
Descritores: Papiloma, Infecções tumorais por vírus, Verrugas, Neoplasias, Cuidados de enfermagem, Ensino
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.