O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
Resumo
Compreender o significado da Educação Contínua e identificar a percepção do professor do Ensino Profissionalizante de Nível Técnico de Enfermagem foram a "mola" impulsora para o desenvolvimento deste estudo. A educação contínua propicia o desenvolvimento do professor de forma ampla culminando na transformação de si mesmo, do grupo e da sociedade em que atua. O delineamento metodológico, é de natureza exploratória - descritiva, com abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, instituição particular. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores. A partir dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contínua na percepção do professor, os fatores que dificultam a educação contínua e os fatores que facilitam a realização da educação contínua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si mesmo e do outro. Sendo assim, possibilitar- -se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, que se reflete na relação com os discentes, com os outros docentes e com a própria direção.
Descritores: Educação em enfermagem, Educação profissionalizante/recursos humanos, Educação técnica em enfermagem, Educação continuada, Docentes de enfermagem.
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