O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing

Autores

  • Vanda Cristina dos Santos Passos
  • Regina Toshie Takahashi

Resumo

Compreender o significado da Educação Contí­nua e identificar a percepção do professor do Ensino Profissionalizante de Ní­vel Técnico de Enfermagem foram a "mola" impulsora para o desenvolvimento deste estudo. A educação contí­nua propicia o desenvolvimento do professor de forma ampla culminando na transformação de si mesmo, do grupo e da sociedade em que atua. O delineamento metodológico, é de natureza exploratória - descritiva, com abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Ní­vel Médio em Enfermagem, instituição particular. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores. A partir dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contí­nua na percepção do professor, os fatores que dificultam a educação contí­nua e os fatores que facilitam a realização da educação contí­nua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si mesmo e do outro. Sendo assim, possibilitar- -se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, que se reflete na relação com os discentes, com os outros docentes e com a própria direção.

Descritores: Educação em enfermagem, Educação profissionalizante/recursos humanos, Educação técnica em enfermagem, Educação continuada, Docentes de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL