Avaliação de pacientes com lesões traumáticas intraparenquimatosas cerebrais submetidos a tratamento neurocirúrgico – Estudo retrospectivo de 48 casos consecutivos / Evaluation of patients with traumatic intraparenchymal brain injuries undergoing neurosurgical treatment - a retrospective study of 48 consecutive cases
Resumo
Objetivo: A hemorragia intraparenquimatosa cerebral está presente em mais de um terço dos traumatismos cranioencefálicos graves, estando relacionada í pior desfecho. O objetivo do estudo é caracterizar a amostra de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico da hemorragia cerebral intraparenquimatosa traumática atendida em nosso serviço. Método: Foi realizado estudo descritivo e retrospectivo de 48 pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de hemorragia intraparenquimatosa cerebral traumática num período de 18 meses, observando-se variáveis demográficas como idade do paciente, localização da hemorragia, tipo de tratamento cirúrgico empregado e presença de outras lesões cerebrais associadas. Resultados: Em nossa amostra houve predomínio do gênero masculino (87%). Quanto í idade, 14,5% tinham entre 21 e 30 anos, 15,5% entre 31 e 40 anos, 16,6% entre 41 e 50 anos e 25% entre 51 e 60 anos. As principais localizações anatômicas das lesões intraparenquimatosas cerebrais foram os lobos frontais (43%) e temporais (42%) e individualmente o lobo temporal direito foi o mais acometido (25%) seguido pelo frontal direito (23%). O hematoma subdural agudo (41,4%), a hemorragia subaracnóidea (22%) e o brain swelling (17,07%) foram as lesões mais frequentemente associadas. Os tipos de cirurgias mais comumente realizadas foram: drenagem da hemorragia intraparenquimatosa (54,16%) e drenagem da hemorragia intraparenquimatosa associada í drenagem de hematoma epidural (25%). Quanto aos desfechos, 58,33% dos pacientes receberam alta hospitalar e foram registrados 41,67% óbitos. Conclusões: Algumas características se destacaram em nossa amostra, dentre elas: a faixa-etária mais avançada em relação a outras séries e a mortalidade elevada.
Descritores: Traumatismos encefálicos, Hemorragia cerebral, Neurocirurgia
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.