Semiologia ginecológica: o atendimento da mulher na atenção primária à saúde / Gynecology semiology: the care of women in primary health care

Renata Maria de Bittencourt Druszcz, Sheldon Rodrigo Botogoski, Tania Maria Santos Pires

Resumo


A consulta ginecológica praticada por médicos da atenção primária à saúde ou ginecologistas deve abordar todas as necessidades da mulher, incluindo o planejamento familiar, pré-natal, parto e puerpério, clínica ginecológica, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, câncer de colo de útero e de mama e climatério. Este artigo de revisão define as etapas e cria um roteiro de consulta com a anamnese, exame físico geral e exame ginecológico, servindo como um guia para o médico da atenção primária à saúde. Na anamnese são coletados os dados de identificação, queixa principal, história da doença atual, antecedentes mórbidos pessoais e familiares, antecedentes ginecológicos, sexuais e obstétricos, medicamentos em uso, hábitos de vida e revisão de sistemas. O exame físico geral aborda peso, altura, cálculo do índice de massa corporal, pressão arterial, circunferência abdominal, exame abdominal e de membros inferiores, assim como outra abordagem mais minuciosa se necessário. O exame físico ginecológico compreende o exame das mamas, da genitália externa, da genitália interna. Podemos concluir que este roteiro de anamnese e exame físico ginecológico proposto para o médico da atenção primária à saúde contribui diretamente para a melhora do diagnóstico e a forma de tratamento da mulher.

Descritores: Ginecologia, Anamnese, Exame ginecológico, Atenção primária à saúde


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 0101-6067 (versão impressa

ISSN 1809-3019 (online)

 

 

Licença Creative Commons
O Periódico "Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo", está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.