Protocolos de atendimento - Ambulatório de Cardiologia 2013 da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Alberto Carnieto Jr, Ana Cristina de S. Murta, Argemiro Scatollini Jr, Barbara Oliveira da Eira, Bruno K.V. Bueno, Carlos M.H. Campos, José Mariani Jr, Luana Costa Scatamburlo, Marcos Felipe D. S. Dias, Renato Jorge Alves, Ricardo Zauithy Silva, Roberto Alexandre Franken, Ronaldo Fernandes Rosa, Ronaldo Rabelo, Sergio Tellermann, Talel Kadri, Uelra Rita Lourenço, Yoná Afonso Francisco

Resumo


APRESENTAÇÃO

A medicina vem apresentando nas últimas 3 décadas avanços que superam todo o conhecimento que havia se acumulado em 3 séculos. Hoje o conhecimento médico se duplica em menos de 5 anos! Deixamos a fase de ausculta, ECG e RX de tórax e nos embrenhamos no conhecimento genético / molecular das doenças. É importante que o médico esteja sempre atento aos avanços na medicina para trazer o melhor para o atendimento de seu paciente. Todavia, como o volume de informações é muito grande, as diretrizes e “guidelines” têm realizado o papel de concentrar as informações de modo objetivo, facilitando a leitura e incorporação das informações para a prática clínica. Recentemente tem se observado que, mesmo com o as diretrizes, o conhecimento médico tem volume de informações exponencial. Somente nos últimos 3 anos a Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou quase 20 diretrizes sobre diversos temas em cardiologia, demonstrando que a atualização do médico consome muito tempo em leitura. Além disso, a leitura poderia ser acrescentada de diretrizes americanas e europeia, que torna a atualização sempre trabalhosa. Com o objetivo de focar essas informações na prática clínica, procuramos selecionar os principais temas em cardiologia e reunir as informações de modo claro e de leitura rápida, mantendo em uma única revista material que pode auxiliar na abordagem mais atual para nosso paciente. Este trabalho é a referência para o atendimento ambulatorial dos pacientes cardiopatas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e esperamos que seja útil em outras unidades de saúde.

Agradecemos aos Laboratórios Baldacci pelo apoio para a publicação deste suplemento.

Coordenadores:

Prof. Dr. Roberto Alexandre Franken

Dr. Ronaldo Fernandes Rosa


Texto completo:

pt.1; pt.2; pt.3; pt.4; pt.5

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 0101-6067 (versão impressa

ISSN 1809-3019 (online)

 

 

Licença Creative Commons
O Periódico "Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo", está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.