Atualização sobre detecção laboratorial de resistência a antimicrobianos em Staphylococcus aureus / Update on the laboratory detection of antimicrobial resistance in Staphylococcus aureus

Marcelo Jenne Mimica

Resumo


A resistência a antimicrobianos em cepas de Staphylococcus aureus causando infecções nos hospitais e na comunidade tem sido crescente. A realização e interpretação adequadas de testes de susceptibilidade são vitais para garantir que medidas terapêuticas e de controle de infecção apropriadas sejam oferecidas ao paciente. No entanto, a acurada detecção de resistência às diversas drogas pode ser um desafio na rotina laboratorial, sobretudo para penicilina, oxacilina, clindamicina e vancomicina. Estes antimicrobianos são, ou foram, as principais opções terapêuticas para as infecções estafilocócicas e necessitam de testes adicionais ou específicos para o diagnóstico laboratorial acurado da resistência. Assim, neste artigo serão discutidas as recomendações atuais quanto à utilização de métodos laboratoriais para avaliação de susceptibilidade a estes antimicrobianos em S. aureus.

Descritores: Staphylococcus aureus, Resistência microbiana a medicamentos; Testes de sensibilidade microbiana


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 0101-6067 (versão impressa

ISSN 1809-3019 (online)

 

 

Licença Creative Commons
O Periódico "Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo", está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.