Os Benefícios do exercício físico para mulheres após a menopausa

Sheldon Rodrigo Botogoski, Sônia Maria Rolim Rosa Lima, Paulo Augusto Ayroza Galvão Ribeiro, Tsutomu Aoki

Resumo


Resumo O exercício físico ou atividade física é o estado de estar ativo, em ação energética ou em movimento visando à melhora da atividade metabólica do organismo. Três meses após a prática de atividade física regular inicia-se a redução de peso e uma dieta balanceada que inclua vitaminas de diferentes grupos e minerais como cálcio, magnésio e fósforo são benéficas às mulheres após a menopausa. O exercício físico aeróbio de intensidade moderada, com duração mínima de trinta minutos, pelo menos três vezes na semana é ideal para induzir modificações lipoprotéicas basais, em diferentes faixas etárias. Os ossos sofrem influência direta com a prática de exercícios regulares que além de benéficos para prevenção da osteoporose, também aumentam a massa muscular, a coordenação motora, a flexibilidade e equilíbrio reduzindo a propensão a quedas. Deve-se orientar a hidratação antes e após os exercícios, com uso de roupas confortáveis e de tecidos leves e evitar atividade em jejum ou após grandes refeições. A prática de exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, por trinta minutos ou mais, atraentes, diversificados, com intensidade moderada e de baixo impacto, associado à parada do fumo, redução do estresse, peso e ingesta de bebidas alcoólicas traz melhora na qualidade de vida às mulheres no climatério.

Descritores: Menopausa, Climatério, Exercício, Qualidade de Vida


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ISSN 0101-6067 (versão impressa

ISSN 1809-3019 (online)

 

 

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