Alterações neuropsicológicas nas dependências químicas: foco em córtex pré-frontal e na adolescência como período crítico de maturação cerebral
Resumo
Resumo O presente artigo tem como objetivo revisar a literatura sobre os efeitos neuropsicológicos das substâncias psicoativas, incluindo o impacto nas funções executivas e tomada de decisões, levando a repercussões negativas na adesão ao tratamento e manutenção da abstinência. Alguns fatores antecedentes, como o TDAH, parecem aumentar a vulnerabilidade í dependência química. Ademais, o presente artigo vai discutir as mudanças comportamentais e emocionais que ocorrem na adolescência, um período crítico caracterizado por um processo complexo de maturação e reorganização cerebral, predominantemente em áreas do córtex pré-frontal do cérebro, que parece tornar o jovem mais propenso ao envolvimento em comportamentos de risco e abuso de substâncias.
Descritores: Neuropsicologia, Transtornos relacionados ao uso de álcool , Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Síndrome de abstinência a substâncias, Cognição/ efeitos das drogas, Córtex pré-frontal
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.