Gestação gemelar com óbito de um dos fetos: relato de caso
Resumo
Há condições únicas em gestações gemelares que contribuem para o aumento da mortalidade e morbidade perinatais, incluindo gemelaridade monoamniotica, anomalias congênitas, síndrome da transfusão fetofetal e óbito intra-útero. O óbito de um dos fetos em gestação gemelar é um evento relativamente freqüente, correspondendo a 0,5 a 6,8% dos casos. Apesar do grande número de relatos de casos na literatura, controvérsias em relação ao seguimento, conduta e sobrevivência do outro feto ainda permanecem. Neste estudo nós apresentamos um caso de óbito de um dos fetos em gestação gemelar dupla monocoriônica. Exame ultra-sonográfico í s 25 semanas evidenciou gestação
gemelar monocoriônica e diamniótica com primeiro feto morto, macerado e com oligoâmnio; o outro feto tinha morfologia compatível com a idade gestacional, assim como biometria fetal, volume de líquido e ultra-sonografia com Doppler normais. Ultra-sonografia obstétrica seriada semanal foi realizada com o propósito de determinar o momento oportuno para resolução da gravidez. Cesárea com 37 semanas de gestação foi realizada sem intercorrências e neonato do sexo feminino com 2295g e Apgar 8/10. A mãe e o recém-nascido receberam alta hospitalar após três dias. A avaliação ultrasonográfica seriada semanal para avaliar o crescimento e a vitalidade fetais é um procedimento de extrema importância para determinação do momento ideal para antecipar o parto. A assistência ao feto sobrevivente e aos pais deve ser realizada por equipe multidisciplinar experiente.
Descritores: Gravidez múltipla, Morte fetal, Placentação, Seguimentos
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.