Sí­ndrome metabólica na após a menopausa: prevalência da hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso e obesidade / Metabolic syndrome after menopausal: prevalence of hypertension in overweight and obesity women

Autores

  • Heloisa Harumi Yamamoto
  • Jacqueline Montalvão Araujo
  • Sônia Maria Rolim Rosa Lima

Resumo

Objetivos: Estudar a prevalência de hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso e obesidade após diagnóstico de sí­ndrome metabólica (SM) no perí­odo da pós menopausa. Método: Estudo transversal realizado por meio da análise de 1537 prontuários de mulheres após a menopausa atendidas no Ambulatório de Fitomedicamentos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foram tabulados dados de 412 pacientes segundo os critérios de inclusão e exclusão. Preenchiam os critérios de inclusão mulheres após a menopausa (amenorreia ≥ 1 ano e FSH ≥ 30 mUi/mL), com IMC ≥ 25 kg/m2,e com diagnóstico de sí­ndrome metabólica segundo os critérios do Adults Treatment Panel III [ATPIII] do National Cholesterol Education Program (NCEP) e da International Diabetes Federation (IDF). Quanto a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), foram consideradas hipertensas mulheres com pressão arterial sistólica (PAS) ≥ 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) ≥ 90 mmHg, e/ou em uso de anti-hipertensivos e/ou com diagnóstico prévio para a doença. Resultado: A prevalência de hipertensão arterial em mulheres com SM foi 73,24% (n=313) pelo critério da IDF e de 85,51% (n=352) pelo da ATP. Conclusão: Nossos resultados demonstraram elevada prevalência da hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso ou obesidade e diagnóstico de Sí­ndrome Metabólica no perí­odo após a menopausa.

Descritores: Sí­ndrome X metabólica, Hipertensão, Sobrepeso, Obesidade, Menopausa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Objetivos: Estudar a prevalência de hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso e obesidade após diagnóstico de sí­ndrome metabólica (SM) no perí­odo da pós menopausa. Método: Estudo transversal realizado por meio da análise de 1537 prontuários de mulheres após a menopausa atendidas no Ambulatório de Fitomedicamentos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foram tabulados dados de 412 pacientes segundo os critérios de inclusão e exclusão. Preenchiam os critérios de inclusão mulheres após a menopausa (amenorreia ≥ 1 ano e FSH ≥ 30 mUi/mL), com IMC ≥ 25 kg/m2, e com diagnóstico de sí­ndrome metabólica segundo os critérios do Adults Treatment Panel III [ATPIII] do National Cholesterol Education Program (NCEP) e da International Diabetes Federation (IDF). Quanto a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), foram consideradas hipertensas mulheres com pressão arterial sistólica (PAS) ≥ 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) ≥ 90 mmHg, e/ou em uso de anti-hipertensivos e/ou com diagnóstico prévio para a doença. Resultado: A prevalência de hipertensão arterial em mulheres com SM foi 73,24% (n=313) pelo critério da IDF e de 85,51% (n=352) pelo da ATP. Conclusão: Nossos resultados demonstraram elevada prevalência da hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso ou obesidade e diagnóstico de Sí­ndrome Metabólica no perí­odo após a menopausa.

Descritores: Sí­ndrome X metabólica, Hipertensão, Sobrepeso, Obesidade, Menopausa

Downloads

Publicado

2018-07-11

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL