Os efeitos da idade no processamento auditivo temporal em adultos / The effects of age in auditory temporal processing in adults
Resumo
Objetivo: Avaliar os efeitos do avanço da idade no processamento auditivo temporal em adultos com idade entre 35 a55 anos. Método: Participaram deste estudo 20 indivíduos com audição normal, sendo 16 do sexo feminino e quatro masculino, e a escolaridade média de 14,5 anos. Estes foram submetidos a uma avaliação audiológica básica e uma triagem cognitiva. A avaliação do processamento temporal foi realizada por meio do teste Gap in Noise – GIN e Teste de Padrão de Duração (TPD). Os participantes foram reunidos em grupos, conforme sua faixa etária, sendo que o Grupo I foi composto por 10 adultos de35 a 45 anos (Média: 39,1 anos) e o GII por 10 adultos de46 a 55 anos (Media: 50,4 anos). Â Os resultados foram submetidos a teste estatístico, com hipótese de significância de0,05. Resultados: Os grupos se assemelham em relação í escolaridade, desempenho MEEM e limiares auditivos tonais. Não houve diferenças significantes entre os grupos nos testes GIN e TPD em ambas as orelhas. Os resultados demonstraram que não houve diferença nas respostas auditivas comportamentais do processamento temporal entre indivíduos de35 a 55 anos. Conclusão: Na faixa etária de35 a 55 anos não foram observados efeitos do envelhecimento sobre o processamento auditivo temporal dos sons.
Descritores: Percepção da fala, Percepção auditiva, Perda auditiva, Testes auditivos, Envelhecimento
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.