Sistematização da assistência de enfermagem: vantagens e dificuldades na implantação / Systematization of nursing care: advantages and difficulties in implementation
Resumo
Objetivos: a pesquisa objetivou identificar as dificuldades dos enfermeiros na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem-SAE, em unidades de internação de uma instituição hospitalar e descrever as vantagens da sua implementação pelos enfermeiros de unidades de internação de uma instituição hospitalar. Método: pesquisa descritiva, exploratória e abordagem quantitativa, com amostra de 30 enfermeiros. Os dados foram coletados em oito unidades de internação de um hospital de ensino, após a aprovação do projeto pelo CEP (Parecer nº Projeto n° 008/12) da instituição. Resultados: a fase da SAE com mais dificuldades de implantação foi a do Diagnóstico de Enfermagem devido í falta de tempo, excesso de atividades do enfermeiro e número excessivo de pacientes. Identificou-se como vantagens a melhoria da qualidade no atendimento e a valorização de suas atividades. As sugestões dos enfermeiros para a implantação da SAE, traduz-se em um adequado dimensionamento da equipe de enfermagem e a elaboração de um impresso apropriado. Conclusão: a realização da SAE é uma exigência legal e privativa do enfermeiro, fazendo-se necessária a sua implantação em todas as fases, considerando a importância da SAE como melhoria das práticas assistenciais da enfermagem.
Descritores: Enfermagem, Processos de enfermagem, Prática profissional, Diagnóstico de enfermagem
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.