Diagnóstico fonoaudiológico dos pacientes internados no Setor de Neurocirurgia de um hospital universitário quaternário / Speech Diagnosis in a Neurosurgery University Hospital Department: profile of patients
Resumo
Objetivo: Caracterizar o diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio da linguagem em pacientes internados no setor de Neurocirurgia de um hospital universitário quaternário. Â Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo de caráter qualitativo e quantitativo. Foram analisados nesta pesquisa prontuários de pacientes com diversos comprometimentos neurológicos e fonoaudiológicos que foram submetidos a tratamento neurocirúrgico no período de fevereiro de 2010 a junho de 2015. Resultados: Foram analisados 1636 prontuários e observou-se que em 372 (22,74%) tinham sido realizadas avaliações de linguagem. O maior percentual de sequelas fonoaudiológicas encontradas foram referentes a quadros de afasia 26,14% (103 casos) e disartria 7,61%, (30). Nesse grupo havia pacientes com idades diferentes, desde recém-nascidos com dias de vida até idosos de idade máxima de 86 anos, com media de 40 anos e o desvio padrão de 22 anos. Em relação ao gênero tivemos 46,33% do masculino e 46,33% do feminino. Conclusão: Observou-se um maior percentual de sequelas fonoaudiológicas encontradas na população estudada relacionada a quadros de afasia e de disartria nos casos de neoplasias, seguido de aneurismas intracranianos.
Descritores: Fonoaudiologia, Neurocirurgia, Transtornos de linguagem, Neoplasias
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.