Torção de cordão espermático: uma emergência urológica / Torsion spermatic cord: a urologic emergency
Resumo
A torção do cordão espermático constitui uma das principais causas de escroto agudo em especial nas crianças e púberes, apresentando, portanto, característica bimodal. Caracteriza-se como uma emergência cirúrgica, uma vez que o não diagnóstico ou o atraso deste pode causar danos graves ao paciente, incluindo a inviabilidade testicular, tendo em vista que a evolução da lesão se correlaciona diretamente ao tempo de torção do cordão. Afeta anualmente aproximadamente 4 para cada 100 mil homens com idade inferior a 18 anos. O quadro clínico é evidenciado por dor unilateral em região escrotal de início súbito, pode estar acompanhado náusea, vômito e sintomas urinários. O tratamento baseia-se na abordagem cirúrgica a fim de reestabelecer o fluxo sanguíneo para o testículo acometido. O presente artigo tem como objetivo evidenciar a importância do conhecimento de tal condição pelo médico cirurgião, uma vez que o tempo é fator crucial no desfecho da torção do cordão espermático.
Descritores: Cordão espermático, Escroto, Testículo, Torção de cordão espermático, Urologia, Emergências
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.