Hérnia obturatória encarcerada: um relato de caso / Incarcerated obturator hernia: a case report
Resumo
Introdução: Apesar de raras, as hérnias obturatórias têm a maior taxa de mortalidade dentre as hérnias. Oferecem alto índice de encarceramento ou estrangulação e elevada mortalidade (entre 38 e 81%). O diagnóstico precoce é um desafio quando os sinais e sintomas são inespecíficos. Vários métodos de imagem têm sido utilizados para o diagnóstico. O tratamento é sempre cirúrgico, existindo diversas técnicas para seu reparo. Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 75 anos, apresentou quadro de abdome agudo obstrutivo secundário í hérnia obturatória encarcerada. O diagnóstico foi feito por tomografia computadorizada da pelve. O tratamento foi cirúrgico de urgência com correção do defeito e colocação de tela de polipropileno em forma de cone. Discussão: A hérnia obturatória tem grande potencial de causar abdome agudo obstrutivo. Pela raridade e dependência de um exame de imagem para elucidação diagnóstica na avaliação pré-operatória, seu diagnóstico geralmente é tardio ou no intraoperatório. Qualquer que seja a abordagem, a ênfase deve estar na avaliação rápida, estabilização do quadro e intervenção cirúrgica precoce.
Descritores: Hérnia do obturador, Obstrução intestinal. Abdome agudo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.