Adenocarcinoma de cólon apresentando-se como hérnia epigástrica encarcerada: relato de caso / Colonic adenocarcinoma presenting as incarcerated epigastric hernia: case report
Resumo
Hérnia epigástrica é a protrusão de componentes do abdome, sendo seu conteúdo principalmente gordura pré-peritoneal ou epíplon / alças intestinais que se deslocam através de um orifício na parede do abdome e são envoltas por saco herniário. O encarceramento da hérnia é sua principal complicação e pode levar ao hipofluxo das alças, necrose e obstrução intestinal. O quadro clínico manifesta-se por dor em região umbilical, nodulação e até hiperemia. Porém, esses sintomas não são patognomônicos de hérnia encarcerada. O envolvimento por metástases que cursam com quadro clínico semelhante, além de lipomas, sarcomas e hematomas subcutâneos deve ser considerado. Reportamos caso de paciente de 36 anos que procurou o pronto-socorro com sintomas relatados acima e 2 meses de história. Exames complementares apontaram processo infiltrativo proveniente de trato gastrointestinal, confirmado pelo anatomopatológico de adenocarcinoma moderadamente diferenciado ulcerado invasivo (pT4ApN2A). Paciente teve alta após 7 dias de internação e segue em acompanhamento ambulatorial.
Descritores: Adenocarcinoma/complicações, Colo, Hernia abdominal, Parede abdominal
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.