Estudo imunoistoquímico da concentração do receptor de progesterona no leiomioma uterino e miométrio adjacente considerando a fase do ciclo menstrual / Immunohistochemical study of progesterone receptor concentration in uterine leiomyoma
Resumo
Objetivo: Verificar e comparar a concentração de receptores de progesterona entre leiomioma e miométrio normal adjacente, considerando a fase do ciclo menstrual, em mulheres com leiomiomatose uterina. Metodologia: Foram analisadas 59 amostras de mioma e miométrio normal adjacente de mulheres submetidas a histerectomia por leiomiomatose uterina. Foram divididos 2 grupos, sendo o grupo I sem identificação da fase do ciclo menstrual (n=29) e o grupo II (n=30), subdividido em fase proliferativa  (subgrupo A, n=18) e fase secretora (subgrupo B, n=12) do ciclo menstrual. Nas amostras foram pesquisados os receptores de progesterona presentes nos dois tecidos, através de método imunoistoquímico e foi realizada a análise estatística. Resultado: Houve diferença significante na concentração dos receptores de progesterona (RP) entre mioma e miométrio normal adjacente, com predomínio de RP no tumor (p<0,001). Quando analisada a relação de RP entre as diferentes fases do ciclo menstrual, não houve diferença significante entre os subgrupos A e B (p=0,709), nem entre os grupos I e II (p=0,267). Conclusão: Houve predomínio de RP no mioma em relação ao miométrio normal, porém sem modificação quanto a fase do ciclo menstrual. Esse dado coloca em evidência o papel da progesterona no desenvolvimento da leiomiomatose uterina e ressalta a possibilidade de tratamentos alternativos aos cirúrgicos, que regridam o tumor de maneira eficaz, sem o comprometimento da fertilidade, visando, paralelamente, a diminuição dos gastos nos sistemas de saúde.
Descritores: Leiomioma, Receptores de progesterona, Ciclo menstrual
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.