Esofagite péptica e estenose esofágica: revisão da terapêutica nos últimos 10 anos / Peptic esophagitis and esophageal stenosis: review of last 10 years treatments
Resumo
Este trabalho tem como objetivo rever os tratamentos propostos para a estenose péptica nos últimos 10 anos. Para isto foi feito um levantamento dos artigos publicados nos últimos 10 anos que sugerem um tratamento para essa doença. Os tratamentos encontrados na literatura foram Inibidores de bomba de próton (IBP), dilatações endoscópicas com ou sem auxílio de injeção de corticoide intralesionais, stents e cirurgia. Dessa forma verificamos que todos os pacientes devem usar IBP e, como primeira forma de tratar a disfagia da doença, devem recorrer a dilatações endoscópicas. Caso o paciente permaneça sintomático a opção mais definitiva é a cirurgia.
Descritores: Esofagite péptica, Estenose esofágica, Refluxo gastroesofágico, Terapêutica
Â
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.