Colangite esclerosante: sequela tardia por abordagem cirúrgica por cisto de colédoco? /Sclerosing cholangitis: late sequel after surgical approach in choledochal cyst?
Resumo
Cisto de colédoco e colangite esclerosante são duas afecções distintas das vias biliares. A primeira se caracteriza por uma má formação anatomica, cujo diagnóstico é frequente na infancia. Já a segunda, manifesta-se como doença inflamatória autoimune que leva a intensa fibrose e estenose nas vias biliares. Não há relatos em que as duas doenças estão associadas. No presente estudo, apresentar-se-á um caso de uma paciente, sexo feminino, no final da terceira década de vida, com pós operatório de 5 anos de derivação biliodigestiva por cisto de colédoco que evolui com fibrose dos ductos biliares remanescentes, levando a estenose e lesão hepática do lobo esquerdo.
Descritores: Cisto do colédoco, Colangite esclerosante, Vias biliares, Derivação Biliodigestiva, Fibrose
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.