Perfil histológico e imuno-histoquímico das pacientes com câncer de mama operadas no Hospital Santa Casa de Curitiba no período de 2014 e 2015 /Histological and immunohistochemical profile of patients with breast cancer operated in Santa Casa House of Curitiba in the period of 2014 and 2015
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2017.62.3.139Resumo
Objetivos: Identificar tipo histológico e perfil imuno-histoquímico das pacientes operadas por câncer de mama no Hospital Santa Casa de Curitiba. Correlacionar se os tipos histológicos mais agressivos são também de pior prognóstico imuno-histoquímico. Métodos: Estudo retrospectivo, observacional e analítico com 26 pacientes, no qual foram avaliadas as variáveis: sexo, idade, histologia, painel imuno-histoquímico (luminal A, luminal B, HER2 positivo e triplo negativo). Resultados: O sexo mais prevalente foi o feminino (96,2%), a média de idade foi 58 anos, o tipo histológico mais encontrado foi carcinoma ductal invasor (57,7%). No painel imuno-histoquímico a prevalência foi do subtipo luminal A (53,8%) seguidos pelos luminal B (30,8%), HER2 positivo (7,7%) e triplo negativo (7,7%). Na análise da relação histológica e imuno-histoquímica 57,1% dos carcinomas ductais invasores são luminais A e o carcinoma pouco diferenciado é triplo negativo. Os mistos foram distribuídos em luminal A (66,7%) e luminal B (33,3%). Os mucinosos dividiram-se igualmente em luminal A, luminal B e triplo negativo. O lobular invasor teve distribuição igual entre luminal A e B. Conclusões: O sexo feminino foi o mais prevalente, a  média de idade apresentou um platô acima do encontrado na literatura, o tipo histológico mais incidente nas pacientes acompanhadas foi o carcinoma ductal invasor. No painel imuno-histoquímico a prevalência foi do subtipo luminal A, seguidos pelos luminal B, HER2 positivo e triplo negativo. Os tipos histológicos menos agressivos são mais comuns e também apresentam perfil imuno-histoquímico de melhor prognóstico e os mais agressivos são de pior prognóstico e menos responsivos aos tratamentos.
Descritores: Neoplasias da mama, Histologia, Â Imuno-histoquímica
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.