Uso de modelo experimental de anastomose látero - lateral microcirúrgica no ensino de habilidades cirúrgicas na graduação / Use of experimental model of latero-lateral end microsurgical anastomosis on teaching of surgical skills in graduation
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2017.62.3.146Resumo
Introdução: A anastomose arteriovenosa latero-lateral é um procedimento complexo para acadêmicos de medicina, pois requer treinamento repetitivo. Objetivo: Comparar o aprendizado de alunos do quinto e décimo semestres da graduação de medicina, após treinamento de anastomose arteriovenosa latero-lateral, em modelo para treinamento que utiliza línguas bovinas. Materiais e Métodos: Estudo realizado na Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil, com a participação de 20 graduandos de medicina (dois grupos de dez alunos, de quinto e décimo semestres). No primeiro dia os alunos assistiram aula sobre a técnica da anastomose arteriovenosa latero-lateral e realizaram o procedimento, sendo avaliados dez critérios quanto í realização do procedimento. Os grupos treinaram durante quatro sessões de duas horas e foram novamente submetidos í mesma avaliação. As notas médias foram analisadas pelo teste T de Student. Resultados: O grupo de quinto semestre obteve média de 3 pontos na avaliação 1 e 5 pontos na avaliação 2 (p = 0,08393). O grupo de décimo semestre obteve média de 5 pontos na avaliação 1 e 7 pontos na avaliação 2 (p = 0,08393). Conclusões: Comparando o desempenho dos alunos de quinto e décimo semestre, após treinamento específico da anastomose vascular proposta, houve melhora na nota dos dois grupos, mas não houve significância estatística quando os valores foram comparados.
Descritores: Anastomose arteriovenosa, Microcirurgia, Educação Médica, Simulação, Ensino, Bovinos, Cirurgia geral.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.