A percepção dos profissionais de saúde sobre as ações em saúde de combate í dengue na comunidade do Jardim São Remo – Uma avaliação do PETSAÚDE/USP e CSE Butantã/ FMUSP / The perception of health professionals about health actions to combat dengue in the community San Remo Garden - An assessment of PETSAÚDE / USP and CSE Butantã / FMUSP
Resumo
Objetivo: Estudo realizado por alunos, profissionais de saúde e professores no programa PETSAÚDE/USP e CSE para conhecer a percepção dos profissionais de saúde sobre o controle da dengue na região atendida pela Estratégia Saúde da Família, a partir da categoria analítica Políticas Públicas de Saúde. Método: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 9 profissionais de saúde do setor da vigilância do CSE e da SUVIS, e Agentes Comunitários de Saúde. Utilizou-se da pesquisa qualitativa, a partir da análise dos discursos. Resultados: Os profissionais de saúde reconhecem a necessária mudança do foco das diretrizes assistenciais no combate aos criadouros para o cuidado aos doentes e evitar mortes, e consideram que mudou o padrão epidêmico da doença. Foi ressaltada a necessidade de melhoria das ações utilizadas no controle da dengue tendo em vista a sua sazonalidade e o impacto da descontinuidade das campanhas e ações. Há referência da falta de informação nas Unidades Básicas de Saúde sobre o impacto de ações que contribuíram para o real combate da dengue. Foi referido que o sistema público não tem recurso para liquidar o mosquito, pois há falta de sincronia entre a disponibilidade destes recursos e a dinâmica da ocorrência da doença. Conclusões: Os profissionais de saúde buscam responder as necessidades em saúde da população atendida em seu território considerando as diretrizes ministeriais definidas para a assistência e sua articulação nos diferentes níveis e seu alcance na comunidade; porém há percepção de que os cuidados não são tão efetivos conforme o esperado, e que as políticas públicas não têm respondido adequadamente a todas as necessidades exigidas para o controle desta epidemia.
Descritores: Dengue, Recursos humanos em saúde, Prevenção de doenças
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.