Proposta de instrumento de atenção primária í saúde da pessoa com deficiência / Proposal for a primary instrument the attention to the health of people with disabilities
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.2.53Resumo
Objetivo: Elaborar um instrumento de identificação e acompanhamento da pessoa com deficiência. Método: Pesquisa retrospectiva, a partir de 25 "Folhas de Controle", aplicadas no desenvolvimento do PET-PcD í s famílias com portadores de deficiência cadastradas na Unidade Básica de Saúde. A análise foi baseada no referencial teórico da Taxonomia de Necessidades de Saúde de Matsumoto. Resultados: No que se refere a necessidade de ter boas condições de vida, 30% dos deficientes físico/motor participam de atividades sociais, 50% dos deficientes visuais e 33,4% dos deficientes mental/intelectual. Sobre o acesso e uso de tecnologias, nos deficientes físicos, 80% utilizam algum tipo de tecnologia; dos deficientes visuais, 75% usam bengala branca; dos deficientes mentais/intelectuais, 33,4%, utilizam cadeira de rodas. Sobre a necessidade de ser acolhido e ter vínculo com um profissional ou equipe, 90% dos deficientes físicos/motores, 75% dos deficientes visuais e 100% deficientes mentais/ intelectuais e deficientes múltiplos tem acompanhamento médico. Sobre o desenvolvimento de autonomia, 30% dos deficientes físicos recebem cuidados, dos deficientes visuais 50% recebem, dos deficientes mental/intelectual 100% têm cuidado de familiar e os deficientes múltiplos 87,5%. Foi assim criado um instrumento para a atenção primária, este foi diferenciado por cores e separados por campos, conforme os grupos de necessidades. Conclusão: O desenvolvimento de uma proposta de instrumento para auxiliar na identificação e acompanhamento do deficiente nos serviços de atenção primária contribui para a integralidade da assistência e possibilita o planejamento e desenvolvimento de ações.
Descritores: Atenção primária í saúde, Pessoas com deficiência
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.