Coleções subdurais crônicas não infecciosas: Aspectos epidemiológicos e resultados em 581 pacientes consecutivos submetidos a tratamento cirúrgico / Non-infectious chronic subdural collections: epidemiological aspects and results in 581 consecutive operated patients
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.2.85Resumo
Introdução: Coleções subdurais crônicas, representadas na sua maioria pelos hematomas (HSDCr) e higromas (HSD), são afecções frequentes na prática neurocirúrgica. Sua apresentação clínica, assim como as técnicas cirúrgicas empregadas para o seu tratamento, já são bem documentadas na literatura. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo traçar o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com coleções subdurais crônicas, representadas por HSDCr e HSD, submetidos a tratamento neurocirúrgico no nosso serviço, no período de 2000 a 2014. Métodos: Foram analisados os relatos cirúrgicos entre o período de 2000 a 2014, de pacientes diagnosticados com coleções subdurais crônicas, compreendendo hematomas e higromas. Avaliaram-se características demográficas, tipo de tratamento empregado, ocorrência de recidivas, lateralidade, localização e manutenção de dreno no pós-operatório. Resultados: Neste estudo, foram selecionados 581 pacientes, dentre os quais 500 (86,05%) apresentaram HSDCr e 81 (13,9%) HSD. Eram do sexo masculino 74,18%. Em relação aos HSDCr, a média de idade foi 61,6 ± 21 anos. A trepanação foi o tipo de intervenção mais utilizada (95%), seguido de craniotomia (4,7%). Houve recidiva em 29 casos. No que diz respeito aos HSD, a média de idade foi 45,7 ± 27,2. A trepanação foi realizada em 91,5% dos casos, seguida pela craniotomia (3,16%), derivação subduro-peritoneal (3,1%) e derivação subdural externa (2,1%). Houve 15 casos recidivados. Conclusão: Os HSDCr representam a maioria das coleções subdurais submetidas a tratamento cirúrgico. Os idosos foram o grupo mais acometido. O tratamento cirúrgico de escolha foi a trepanação.
Descritores: Hematoma subdural crônico, Hematoma subdural, Derrame subdural
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.