Cuidados de enfermagem para prevenção de infecção do trato urinário em pacientes com cateterismo vesical de demora (CVD) no ambiente hospitalar / Nursing care for prevention of urinary tract infection in patients with bladder catheterization in the hospital environment
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.2.96Resumo
Objetivo: Identificar na literatura os cuidados de enfermagem para prevenção de infecção do trato urinário em pacientes com cateterismo vesical de demora, no ambiente hospitalar. Método: Estudo bibliográfico descritivo de abordagem quantitativa. Realizado em maio de 2016, no site da Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Literatura Latino-Americano em Ciências de Saúde. Resultados: Dos 04 artigos utilizados, todos (100%) foram elaborados por profissionais da área da enfermagem, na categoria de enfermeiro. Os cuidados de enfermagem para a prevenção de ITU foram divididos em duas temáticas. Na primeira temática estão os cuidados de enfermagem relacionados a técnica do CVD. Na segunda temática estão os cuidados de enfermagem na manutenção do CVD. Conclusão: No presente estudo evidenciou-se que o enfermeiro é o principal responsável para conscientizar a equipe sobre os cuidados para minimizar os riscos de ITU associada ao CVD. Sendo o enfermeiro a chave para a avaliação da pertinência do uso continuado do cateter, identificando as complicações e implementação de práticas de cuidados para minimizar as complicações.
Descritores: Cateterismo urinário, cuidados de enfermagem
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.