Ruptura espontânea de artéria uterina por foco de endometriose: relato de caso / Spontaneous rupture of the uterine artery by focus of endometriosis: case report
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.2.131Resumo
Endometriose é uma afecção clínica ginecológica benigna, recorrente, estrogênio-dependente definida pela presença de glândulas e estroma endometriais fora da cavidade uterina. As manifestações clínicas principais são dor pélvica crônica e infertilidade. Este distúrbio possui difícil diagnóstico, sendo realizado definitivamente por análise patológica da biópsia da lesão por meio de laparoscopia ou laparotomia. Na gestação, a endometriose pode causar graves complicações, a exemplo do hemoperitônio por ruptura de vasos útero-ovarianos. Este relato de caso de paciente com 27 anos, primigesta, idade gestacional ultrassonográfica de 36 semanas, com quadro de abdômen agudo, que evoluiu para choque hipovolêmico. Durante a exploração cirúrgica foi identificado como causa do hemoperitônio a ruptura da artéria uterina esquerda, onde foi observada a presença de fibrose e foco de endometriose. O material obtido no procedimento foi encaminhado para análise patológica, que confirmou a presença de tecido endometriótico no vaso uterino. Como este caso apresenta uma rara complicação ocasionada pela endometriose na gestação, é de suma importância relatá-lo para atentar médicos, em busca de diagnóstico e tratamento precoces, garantindo um melhor prognóstico materno fetal.
Descritores: Endometriose, Complicações na gravidez, Hemoperitônio, Choque, Artéria uterina
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.