Expressão do fator de necrose tumoral (TNT-a) em membranas ovulares de partos prematuros
Resumo
Objetivo: Comparar a frequência da imunoexpressão do TNF-a nas membranas ovulares em partos prematuros e a termo. Casuística e método: O grupo em que ocorreu parto prematuro foi formado por 29 parturientes e aquele em que o parto se deu í termo por 34 partuientes. Foram excluídas do estudo parturientes com diagnóstico clínico de infecção ou de outros fatores de risco para prematuridade. A análise da presença do TNF- a nas membranas foi feita por técnica de imunoistoquímica. Resultados: Encontramos em 100% dos casos a presença de expressão do TNF- a no grupo em que o parto foi prematuro e em aproximadamente 65%, naqueles em que foi a termo. A análise estatística pelo método de Mann-Whitney mostrou diferença significativa entre os grupos. Conclusão: Pelo ensaio verificamos que o TNF- a encontrou-se presente em membranas ovulares de elevado número de partos prematuros nos quais não se detectou infecção.
Descritores: Trabalho de parto prematuro, Inflamação, Membranas extra-embrionárias, Fator de necrose tumoral alfa
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.