Febre em idosos
Resumo
Introdução: Idosos tendem a apresentar temperaturas corporais menores do que as de adultos jovens. Isto gera, na prática clínica, dificuldades para definir qual a variação da temperatura basal decorrente do processo do envelhecimento e a quantificação de febre no idoso. Objetivo: Determinar parâmetros que auxiliem a avaliar temperaturas axilares em idosos. Material e método: Avaliou-se literatura pertinente ao objetivo proposto, procurando-se regras ou tabelas com valores de temperatura normal e de febre em idosos (idade ≥60 anos). Resultados: A literatura consultada apresentou poucos estudos sobre temperatura axilar e idosos. Há, porém, dois dados úteis para a prática clínica: (1) decréscimo de 0,15ºC/década de vida na temperatura basal média, (2) considerar febre aumentos ≥1,1°C da temperatura basal em idosos. Conclusão: Há parâmetros que podem auxiliar na definição adequada de estados febris em idosos.
Descritores: Temperatura corporal, Febre, Idoso
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.