Suspensão da terapia hormonal do climatério: prevalência dos sintomas e esquemas de interrupção
Resumo
A deficiência estrogênica decorrente da transição menopausal está associada a sintomas vasomotores, atrofia urogenital e osteoporose. Sintomas vasomotores causam impacto negativo na qualidade de vida de um número importante de mulheres. Em algum momento durante essa etapa da vida, 80% das mulheres, aproximadamente, experimentarão esses sintomas, caracterizados por ondas de calor (fogachos) e suor noturno; e os distúrbios de sono e humor resultantes desse fenômeno. Esses sintomas podem surgir no período da transição menopausal, e podem durar por um longo tempo na pós-menopausa. O tratamento mais efetivo para os sintomas vasomotores é a estrogenioterapia por da terapia hormonal (TH). A maioria das diretrizes clínicas recomenda o uso da menor dose de TH pelo menor tempo possível. No entanto, ainda não há consenso sobre o melhor esquema de retirada da TH (abrupta ou progressiva) para evitar a recidiva dos sintomas climatéricos. Talvez, a retirada progressiva beneficie algumas mulheres ao permitir que elas se adaptem í idéia do reaparecimento dos sintomas, visto que esse retorno será gradual.
Descritores: Pós-menopausa, Menopausa, Climatério, Terapia de reposição hormonal, Sintomas, Sistema vasomotor
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.