Perfil dos acidentes de trabalho ocorridos na região leste da cidade de São Paulo / Profile of occupational accidents in the eastern region of the city of São Paulo
Resumo
Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos acidentes de trabalho graves e fatais, ocorridos na região leste da cidade de São Paulo, no ano de 2011. Método: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, realizado por meio da coleta de dados secundários, a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET). Foram levantados dados referentes as notificações de acidentes de trabalho do período de janeiro a dezembro de 2011, da região leste da cidade de São Paulo. As variáveis analisadas foram: ramo de atividade, sexo, idade, etnia, escolaridade, local do acidente, parte do corpo atingida e causa externa. Resultados: Os ramos de atividade mais prevalentes na região leste da cidade de São Paulo foram o comércio, com 27.569 (48,7%) empresas, seguido pelo serviço, 21.459 (37,9%) empresas. Os acidentes de trabalho notificados ocorreram em sua maioria, com homens (69,7%), brancos (34%), 2°grau completo (22%), idade entre 22 e 49 anos (72%), em instalações do contratante (51%), atingindo principalmente membros superiores (45%), por impacto de objetos (22%). Do total de 4692 notificações analisadas, entre 16% e 51% apresentaram informações ignoradas ou em branco. Conclusão: Necessita-se estratégias para aprimorar a qualidade das informações e captação dos acidentes de trabalho, por notificação consistente para a produção de dados confiáveis, capazes de retratar a realidade e contribuir no planejamento de ações de prevenção, promoção e recuperação do trabalhador.
Descritores: Epidemiologia, Saúde do trabalhador, Vigilância em saúde do trabalhador, Notificação de acidentes de trabalhoÂ
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.