Percepções da equipe de enfermagem quanto ao cuidado prestado í criança em cuidados paliativos e sua família / Staff perceptions related to the nursing care provided to the child and family during palliative care
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.3.198Resumo
Objetivo: Identificar na literatura nacional como a equipe de enfermagem percebe as necessidades da criança e família durante os cuidados paliativos. Método: Foi realizado levantamento bibliográfico, no período de março de 2006 a março de 2016, nas bases de dados BVS, LILACS e banco de dados SCIELO, utilizando-se os descritores equipe de enfermagem; enfermagem pediátrica; cuidados paliativos; pediatria. Os cruzamentos combinados resultaram em 82 produções. Após aplicados os critérios de inclusão, apenas quatro artigos foram selecionados para a revisão. Resultados: Os dados extraídos dos artigos foram submetidos í análise de conteúdo e em seguida, reunidos nas seguintes categorias: Buscando medidas de conforto para a criança e família; Cuidando da Criança e da Família e Sentimentos vivenciados no processo de cuidar. Revelou-se a importância percebida pelos profissionais ao compreender de maneira individualizada o processo de morte/morrer para o binômio criança/família de que cuida. Os profissionais reconhecem a importância da manutenção do convívio social e do brincar como estratégias de enfrentamento positivo durante os cuidados paliativos. A convivência com a criança e sua família mostrou-se de extrema relevância na relação terapêutica que se estabelece entre a equipe e a criança. Conclusões: A assistência í criança em fase terminal e a seus familiares é uma tarefa difícil, que suscita sentimentos de tristeza, frustação e impotência, advindas do fato de conviver continuamente com a iminência da morte de uma criança. Tais dados ressaltam a importância de uma equipe de enfermagem emocionalmente preparada para melhor enfrentar o processo de assistir ao cliente pediátrico em cuidados paliativos.
Descritores: Equipe de enfermagem, Enfermagem pediátrica, Cuidados paliativos, Pediatria
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.