Efeitos do uso da colchicina em melhora de alterações miocárdicas correlacionadas com prevenção e complicação do infarto agudo do miocárdio: revisão sistemática / Effects of the colchicine to improve myocardial changes correlated with prevention and complication of acute myocardial infarction: systematic review
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.3.203Resumo
Introdução: Um dos anti-inflamatórios mais conhecidos na clínica contemporânea, a colchicina tem despertado a visão da cardiologia para outros benefícios até então desconhecidos pela ciência médica. Baseado nas observações de que pacientes que utilizam o fármaco em sua rotina pareciam apresentar menores morbidades cardíacas ligadas ao infarto, estudos começaram a ser realizados e essas pesquisas recentes correlacionaram o amplo efeito anti-inflamatório da colchicina com a diminuição global de distúrbios cardíacos levantando indagações sobre essa possível correlação. Objetivo: vincular em uma revisão, as principais publicações sobre o uso da colchicina em pacientes com risco de desenvolver ou que já tiveram infarto agudo do miocárdico (IAM) e demonstrar seus efeitos e consequências. Metodologia: foram pesquisados no banco de dados da PubMed artigos no idioma inglês que trouxessem o tema descrito acima, para isso, fez-se a busca por palavras indexadas no descritos DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Conclusão: todos os trabalhos aqui relatados mostraram convergência nos resultados e apontaram que o uso deste medicamento traz melhorias notáveis em um recorte temporal que envolve o peri infarto.
Descritores: Colchicina/uso terapêutico, Colchicina/efeitos adversos, Infarto do miocárdio/prevenção & controle, Infarto do miocárdio/complicações, Inflamação, Anti-inflamatórios/uso terapêutico
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.