Uso da psicoeducação e da respiração profunda para tratamento do tabagismo / Use of psychoeducation and deep breathing to treat smoking
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.3.168Resumo
O objetivo de nosso estudo foi demonstrar que a respiração profunda pode ser uma ferramenta eficaz para diminuir a quantidade de cigarros consumidos, sintomas de ansiedade e sintomas de depressão e aumentar a motivação para parar de fumar, e que a biblioterapia potencializa estes efeitos.
O estudo foi composto por quatro grupos, cada um contendo 28 indivíduos.
Respiração profunda (RP): este grupo foi treinado quanto a técnica de respiração profunda, biblioterapia (B): esse grupo realizou a leitura de um livro   "Aqui se fuma! Aqui se para! Respiração profunda + leitura do livro (RD+ B): este grupo realizou a leitura do livro citado anteriormente e foi treinado quanto a técnica de respiração profunda, Controle (C): este grupo não sofreu intervenção. Os dados foram analisados pelo software sigmastat 3.5. Foi utilizado o teste t pareado para comparação inicial e final de cada grupo. O teste de análise de variância (ANOVA) foi utilizado para medir a diferenças das variáveis (delta) final – inicial, entre os grupos. Os grupos foram testados quanto í homogeneidade através do teste de análise de variância (ANOVA). Foi considerado significativo o valor de p < 0,05. Diante das intervenções propostas, houve diminuição significativa no número de cigarros consumidos nos grupos de respiração profunda (RP), biblioterapia (B) e no grupo onde há adição das duas técnicas (RP+B). Em relação a motivação para parar de fumar, houve aumento nos grupos RP e RP+B. Houve diminuição significativa dos sintomas depressivos em todos os grupos. Os Sintomas de ansiedade diminuiu de forma significativa nos grupos B, RP e C. Concluímos que a intervenção de respiração profunda pode ser útil para redução do consumo de cigarros e aumento da motivação para parar de fumar em uma população não motivada . A biblioterapia pode ser útil para redução do consumo de cigarros. A combinação das duas intervenções não foi superior í s intervenções isoladas.
Descritores: Hábito de fumar/terapia, Abandono do hábito de fumar, Exercícios respiratórios, Autocuidado, MotivaçãoDownloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.