Pneumonia associada í ventilação mecânica: avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem de uma terapia intensiva / Ventilator-associated pneumonia: knowledge level of the nursing team of an intensive care
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2017.62.3.130Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem quanto aos fatores que induzem a pneumonia associada í ventilação mecânica e respectivas intervenções e condutas. Método: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário semi estruturado contendo questões abertas e fechadas, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, no Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo. Resultados: Incluídos 14 (100%) profissionais, sendo 7 (50%) enfermeiros e 7 (50%) técnicos de enfermagem. Em relação í s condições do paciente, a idade avançada foi considerada o principal fator de risco pelos profissionais 12 (85,7%). Em relação ao uso do ventilador mecânico, a intubação e reintubação traqueal foram consideradas o principal fator de risco por 13 (92,8%) dos profissionais, seguida do tempo prolongado de ventilação mecânica e biofilme no interior do tubo por 11 (78,5%) dos profissionais. Quanto í s intervenções de enfermagem, todos os enfermeiros citaram a necessidade da manutenção do decúbito elevado entre 35º a 45º, e 6 (85,7%) destacam como prioridade a realização da higiene oral com gluconato de clorexidine a 0,12%. Conclusão: Pode-se concluir que a equipe de enfermagem possui falhas no conhecimento dos fatores determinantes para o desenvolvimento da PAV. Isso demonstra a necessidade da educação continuada sobre o assunto, visando o aumento do conhecimento dos profissionais e melhoria da qualidade de assistência ao paciente.
Descritores: Pneumonia associada í ventilação mecânica, Fatores de risco, Conhecimento, Equipe de enfermagemDownloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.