A associação entre o uso de Ayahuasca e sintomatologia psicótica: revisão sistemática da literatura / The association between use of Ayahuasca and psychotic symptoms: systematic review

Autores

  • Thaí­sa Silva Gios
  • Maria Carolina Pedalino Pinheiro
  • Elie Leal de Barros Calfat

Resumo

Objetivo: Investigar a relação entre uso de Ayahuasca, seu mecanismo de ação e a correlação com alterações neurobiológicas em pacientes psicóticos.

Método: Trata- se de uma revisão sistemática realizada através do Pubmed e Scielo. Buscou-se, nas respectivas bases de dados, os trabalhos provenientes do cruzamento: ("ayahuasca" or "banisteriopsis" or "n,n-dimethyltryptamine") e ("schizophrenia" or "psychosis" or "hallucination"). Foram selecionados ensaios clí­nicos, revisões e metanálises, em português, inglês ou espanhol e publicados entre 1/1/1965 e 30/4/2015. 

Resultados: Foram encontrados no total 18 trabalhos. Destes, dois foram excluí­dos por idioma ser francês e alemão. Outro estudo foi excluí­do por não usar "Ayahuasca", mas sim "Psilocybin" no ensaio. Restaram, para a revisão, quinze estudos: nove ensaios clí­nicos e seis revisões. Todos esses trabalhos foram analisados na í­ntegra e incluí­dos na pesquisa.

Conclusão: Os ensaios clí­nicos demonstram aspectos semelhantes entre usuários de Ayahuasca e pacientes esquizofrênicos, tais como: sintomas positivos, déficits do MMN (Mismatch negativity) e IOR (inhibition of return). Pesquisas recentes demonstram que as manifestações clí­nicas dos alucinógenos assemelham- se í s da esquizofrenia e por isso experimentos farmacológicos com alucinógenos são frequentemente usados como modelos de psicose.

Descritores: Banisteriopsis, N,N-dimetiltriptamina, Transtornos psicóticos, Esquizofrenia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO