Tumor estromal gastrointestinal gigante em ângulo de Treitz - relato de caso e revisão da literatura / Bulky gastrointestinal stromal tumor in Treitz's angle - case report and subject review
Resumo
Os tumores estromais gastrointestinais, ou GIST, consistem em grupo heterogêneo de neoplasias mesenquimais do trato gastrointestinal (TGI), podendo acometer qualquer porção desse. Apresentam-se como tumores com limites precisos, de conteúdo cístico, necrótico e com focos hemorrágicos ao corte, originados na camada muscular própria. Não compõem conjunto uniforme de neoplasias, podendo haver variações histológicas, imunohistoquímicas e clínicas significativas entre os exemplares. O marcador de superfície c-KIT (ou CD117), receptor transmembrana tipo proteína kinase, está presente na maioria absoluta dessa família, porém há exemplares raros que não expressam tal componente. Dentre os sítios acometidos, os GIST de duodeno correspondem apenas a 3-5% dos casos e o acometimento da transição duodeno-jejunal só não é mais fortuito que o do primeiro segmento do órgão. Apesar de sua raridade, os tumores estromais gastrointestinais devem ser lembrados e considerados dentre os diagnósticos diferenciais de eventos hemorrágicos GI. Em vista disso, esse trabalho visa contribuir para a construção de base bibliográfica sólida sobre o tema, a partir do relato de caso atendido em nosso serviço e de revisão atual da literatura.
 Descritores: Tumores do estroma gastrointestinal, Duodeno, Hemorragia gastrointestinal
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.