A rosacea e seu manejo / Rosacea and its management
Resumo
O que é Rosacea? Livros de texto tem encontrado alguma dificuldade para responder a essa pergunta, nem sempre fornecendo um conceito mais preciso. Por exemplo, transcrevemos a seguir o texto que consta da última edição de Rook's, em Capítulo escrito por J Berth-Jones, da Universidade de Coventry, Inglaterra(1): "Rosacea é uma doença para a qual falta uma definição inteiramente satisfatória. É uma alteração crônica que afeta as convexidades faciais, e que é caracterizada por vermelhidão frequente, eritema persistente e telangiectasias, interpostos com episódios de inflamação, durante os quais pápulas e pústulas se tornam evidentes. Entretanto, nem todos estes aspectos estão sempre presentes". Considero também interessante recordar o conceito emitido pelo "National Rosacea Expert Committee on The Classification and Staging of Rosacea"(2): "Os critérios diagnósticos incluem a presença, no centro da face, de um ou mais dos seguintes sinais: flushing, eritema não transitório, pápulas e pústulas, telangiectasias. Há variações individuais, tornando a rosacea uma entidade altamente heterogênea". Meu conceito é o que se segue. Rosacea é uma alteração da rede capilar da face, a princípio somente vasomotora (flushing), e depois também proliferativa (telangiectásica), a qual se acrescenta uma foliculite, esta decorrente da formação de colônias de um comensal habitual do folículo pilossebáceo da face, o Demodex folliculorum (foliculite demodésica)Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.