Abdome agudo perfurativo em decorrência de uso de Crack: um relato de caso / Perfurative acute abdomen due to the use of Crack: a case report
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.2.115Resumo
O abdome agudo perfurativo é um diagnóstico sindrômico presente na rotina do pronto socorro. Nas perfurações do íleo terminal, as etiologias mais frequentes são as doenças inflamatórias intestinais (tuberculose intestinal e doença de Chron). Apresenta-se um caso onde a hipótese diagnóstica pré-operatória e a impressão intra-operatória era de perfuração por tuberculose intestinal. Contudo, frente ao resultado negativo no exame anatomopatológico, passou-se a discutir como etiologia o uso regular do Crack. A relação do uso da cocaína e seus derivados com complicações gastrointestinais é vista cada vez mais na prática médica, uma vez que o consumo da droga tem se difundido. Na literatura especula-se que a droga possa provocar vasoconstrição das artérias mesentéricas, isquemia tecidual focal, e em última instância, pode levar í perfuração.
Descritores: Abdome agudo, Perfuração intestinal, Cocaína crack, Tuberculose gastrointestinal
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.