Síndrome metabólica na após a menopausa: prevalência da hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso e obesidade / Metabolic syndrome after menopausal: prevalence of hypertension in overweight and obesity women
Resumo
Objetivos: Estudar a prevalência de hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso e obesidade após diagnóstico de síndrome metabólica (SM) no período da pós menopausa. Método: Estudo transversal realizado por meio da análise de 1537 prontuários de mulheres após a menopausa atendidas no Ambulatório de Fitomedicamentos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foram tabulados dados de 412 pacientes segundo os critérios de inclusão e exclusão. Preenchiam os critérios de inclusão mulheres após a menopausa (amenorreia ≥ 1 ano e FSH ≥ 30 mUi/mL), com IMC ≥ 25 kg/m2,e com diagnóstico de síndrome metabólica segundo os critérios do Adults Treatment Panel III [ATPIII] do National Cholesterol Education Program (NCEP) e da International Diabetes Federation (IDF). Quanto a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), foram consideradas hipertensas mulheres com pressão arterial sistólica (PAS) ≥ 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) ≥ 90 mmHg, e/ou em uso de anti-hipertensivos e/ou com diagnóstico prévio para a doença. Resultado: A prevalência de hipertensão arterial em mulheres com SM foi 73,24% (n=313) pelo critério da IDF e de 85,51% (n=352) pelo da ATP. Conclusão: Nossos resultados demonstraram elevada prevalência da hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso ou obesidade e diagnóstico de Síndrome Metabólica no período após a menopausa.
Descritores: Síndrome X metabólica, Hipertensão, Sobrepeso, Obesidade, Menopausa
Downloads
Referências
Objetivos: Estudar a prevalência de hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso e obesidade após diagnóstico de síndrome metabólica (SM) no período da pós menopausa. Método: Estudo transversal realizado por meio da análise de 1537 prontuários de mulheres após a menopausa atendidas no Ambulatório de Fitomedicamentos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foram tabulados dados de 412 pacientes segundo os critérios de inclusão e exclusão. Preenchiam os critérios de inclusão mulheres após a menopausa (amenorreia ≥ 1 ano e FSH ≥ 30 mUi/mL), com IMC ≥ 25 kg/m2, e com diagnóstico de síndrome metabólica segundo os critérios do Adults Treatment Panel III [ATPIII] do National Cholesterol Education Program (NCEP) e da International Diabetes Federation (IDF). Quanto a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), foram consideradas hipertensas mulheres com pressão arterial sistólica (PAS) ≥ 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) ≥ 90 mmHg, e/ou em uso de anti-hipertensivos e/ou com diagnóstico prévio para a doença. Resultado: A prevalência de hipertensão arterial em mulheres com SM foi 73,24% (n=313) pelo critério da IDF e de 85,51% (n=352) pelo da ATP. Conclusão: Nossos resultados demonstraram elevada prevalência da hipertensão arterial em mulheres com sobrepeso ou obesidade e diagnóstico de Síndrome Metabólica no período após a menopausa.
Descritores: Síndrome X metabólica, Hipertensão, Sobrepeso, Obesidade, Menopausa
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.