Avaliação do olfato de pacientes submetidos í septoplastia e rinoseptoplastia no Hospital Central Santa Casa de São Paulo / Assessment of smell of patients submitted to septoplasty and rhinoplasty surgeries in Central Hospital Santa Casa of São Paulo
Resumo
A olfação desempenha um papel importante na nutrição, na segurança e na qualidade de vida dos seres humanos. As cirurgias nasais otorrinolaringológicas são descritas como possíveis causas de distúrbios olfativos, porém não há um consenso quanto í sua incidência na literatura mundial. Objetivo: Avaliar a influência das cirurgias nasais no olfato dos pacientes submetidos a estes procedimentos. Métodos: Foram avaliados 110 pacientes submetidos í septoplastia, septoplastia associada í turbinectomia, rinosseptoplastia ou rinosseptoplastia associada í turbinectomia. A avaliação consistiu nos testes de limiar e identificação de odor baseados no teste da Universidade de Connecticut, aplicados nas 24 horas anteriores í cirurgia e repetidos nos períodos de um a três meses, de três a seis meses e após 6 meses do procedimento cirúrgico. Resultados: Após um mês e após três meses da realização das cirurgias, 32,6%/39,3%, respectivamente, apresentaram melhora do índice de Escore Combinado, 58,7%/46,4%, respectivamente, não tiveram mudança e 8,7%/14,2%, respectivamente, apresentaram piora. Conclusão: Observou-se tendência í melhora do olfato no pós-operatório das cirurgias nasais.
Descritores: Procedimentos cirúrgicos nasais, Transtornos do olfato, Olfatometria
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.