Empecilhos e soluções para relação médico-enfermeiro: revisão narrativa / Obstacles and solutions for medical-nurse relationship: narrative review
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2020.65.034Resumo
Objetivos: Identificar e descrever os empecilhos e as soluções para a boa relação médico-enfermeiro. Métodos: trata-se de uma revisão narrativa da literatura com 10 estudos entre 2006 e 2018 que apresentavam como descritores "Relações Médico-Enfermeiro" e "Equipe de Assistência ao Paciente", cuja pergunta norteadora foi quais os empecilhos e soluções para uma boa relação médico-enfermeiro? Resultados: encontraram-se como empecilhos: déficits na comunicação, pontos de vista conflitantes, alta rotatividade, pressões externas, funções ambíguas, conflito de tarefa, hierarquia, conhecimento técnico e hostilidade prévia. As soluções encontradas foram: redução da carga horária, melhora da estrutura, troca de informações frequentes e sucintas, estímulo í s discussões de casos clínicos e propostas terapêuticas conjuntas, valorização dos profissionais mais antigos, delimitação clara da autoridade, responsabilidade e competência de cada profissional, manutenção de relação afetuosa extra-profissional, confiança e valorização dos profissionais. Conclusão: é necessário delimitar os fatores de piora na relação e pôr em prática as soluções oferecidas para desenvolver os profissionais e proporcioná-los melhor ambiente de trabalho.
Palavras Chave: Relações médico-enfermeiro, Equipe de assistência ao paciente, Administração hospitalar, Corpo clínico hospitalar, Planejamento hospitalar
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ABSTRACT:
Objectives: To identify and describe the obstacles and solutions for a good doctor-nurse relationship. Methods: it is a narrative review of the literature with 10 studies between 2006 and 2018 that presented as descriptors "Doctor-Nurse Relations" and "Patient Care Team", whose guiding question was what are the obstacles and solutions for a good relationship nurse-doctor? Results: found as impediments: deficits in communication, conflicting points of view, high turnover, external pressures, ambiguous functions, task conflict, hierarchy, technical knowledge and previous hostility. The solutions found were: reducing the workload, improving the structure, exchanging frequent and succinct information, encouraging discussions of clinical cases and joint therapeutic proposals, valuing the oldest professionals, clearly defining the authority, responsibility and competence of each professional, maintenance of an extra-professional affectionate relationship, trust and valorization of the professionals. Conclusion: it is necessary to delimit the factors that worsen the relationship and put into practice the solutions offered to develop professionals and provide them with a better work environment.
Key words: Physician-nurse relations; Patient care team; Hospital administration; Teams, health care; Hospital organization and administration
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