Perfil sociodemográfico de discentes em instituição de ensino superior privada na área da saúde / Sociodemographic profile of students at a private higher education institution in the health area

Juliana Cassia Tavares de Sousa, Lívia Keismanas de Ávila, Luciana Gonzaga dos Santos Cardoso

Resumo


Introdução: No Brasil, na última década, tem se observado um maior movimento de acesso ao ensino superior pelos cidadãos. Desta forma, identificar o discente que cursa o ensino superior servirá para uma futura reestruturação nos moldes curriculares da instituição pesquisada, de forma a estabelecer uma relação teórico-prática entre o conteúdo ensinado e o perfil epidemiológico da população. Objetivos: Caracterizar o perfil sociodemográfico dos discentes em uma instituição de ensino superior privada no Estado de São Paulo, comparando os discentes de Enfermagem com os de demais grupos de alunos de cursos na área da saúde dentro da mesma instituição (cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Radiologia e Biomedicina). Metodologia: Estudo descritivo e comparativo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em uma instituição de ensino superior privada, na cidade de São Paulo, de modo que se estabeleça uma relação entre as variáveis dos discentes de Enfermagem e dos demais cursos. Os dados foram coletados do Estudo Temático “Perfis do modo de vida frente à saúde de docentes e discentes universitários”, do Grupo de Pesquisa “Promoção da Saúde e Doenças Não transmissíveis (DANT)” da FCMSCSP. Resultados: Responderam à pesquisa um total de 244 estudantes dos cursos de Medicina (51%), Enfermagem (25%), Fonoaudiologia (12%), Tecnólogo em Sistemas Biomédicos – Biomedicina (6%) e Tecnólogo em Radiologia – Radiologia (6%). O perfil dos alunos é majoritariamente do sexo feminino, branco, solteiros, sem filhos, não exercem atividade remunerada e com renda familiar de mais que 1 e até 5 salários mínimos. Considerações Finais: Pesquisas com essa tipologia contribuem para produzir maior entendimento e conhecimento do público que busca ingressar nas carreiras da área da saúde, além de auxiliar como importante ferramenta para desenvolvimento de políticas públicas, até adequação de ementas curriculares.

Palavras chave: Educação em enfermagem, Educação superior, Distribuições estatísticas

 

ABSTRACT

 

Introduction: In Brazil, in the last decade, there have been a greater movement of access to college education by citizens. Thus, identifying the student attending college will serve for a future restructuring in the curricular molds of the researched institution, in order to establish a theoretical-practical relationship between the taught content and the epidemiological profile of the population. Objectives: To characterize the sociodemographic profile of students in a private college in the State of São Paulo, comparing Nursing students with those of other groups of students of health courses within the same institution (Medicine, Speech Therapy, Radiology and Biomedicine). Methodology: Descriptive and comparative study with a quantitative approach, developed in a private college in the city of São Paulo, in order to establish a relationship between the variables of nursing students and other courses. Data were collected from the Thematic Study “Profiles of the health-related way of life of university professors and students”, from the Research Group “Health Promotion and Non communicable Diseases (DANT)” of FCMSCSP. Results: 244 students from the Medical (51%), Nursing (25%), Speech Therapy (12%), Biomedicine Technologies (6%) and Radiology Technologies (6%) courses answered the survey. The profile of the students is mostly female, white, single, childless, not engaged in paid work and with family income of more than one and up to five minimum wages. Final Considerations: Research with this typology contributes to produce greater understanding and knowledge of the public that seeks to enter health careers, as well as helping as an important tool for the development of public policies, until the adaptation of curriculum menus.

Keywords: Nursing education, College education, Statistical distributions

 


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ISSN 1809-3019 (online)

ISSN 0101-6067 (Impresso)