Passagem de plantão na equipe de enfermagem: um estudo bibliográfico / Passage on duty in nursing staff: a bibliographic study
Resumo
Objetivo: Identificar na literatura científica os problemas relativos í passagem de plantão na equipe de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. É um estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo. Resultados: Foram identificadas quatro categorias que representam os problemas relativos í passagem de plantão na equipe de enfermagem, destas, uma categoria resultou em quatro subcategorias, a saber: I. Impontualidade; II. Falhas na comunicação: II A Registros incompletos no prontuário, II B Informações incompletas durante a passagem de plantão, II C Falha no processo de comunicação verbal e escrita, II D Interrupções por diversos fatores; III. Ambiente Inadequado e IV. Falta de modelo ou ausência da passagem de plantão. Conclusão: A categoria que mais evidenciou problemas relativos í passagem de plantão foi II. Falhas na comunicação subdivida em quatro subcategorias distintas já mencionadas. A menos evidenciada nos artigos é a III. Ambiente inadequado, porém, características de desconforto sonoro, físico, de temperatura e/ou outros, aceleram seu término e torna-se desmotivadora. I. Impontualidade é uma categoria que se apresenta como um problema por interferir no processo de troca de turno decorrente dos atrasos bem como por passagens prolongadas. IV. Falta de modelo ou ausência da passagem de plantão pode resultar em informações não confiáveis bem como falta de informações necessárias para tomada de decisão baseada em fatos concretos.
Descritores: Enfermagem, Equipe de enfermagem, Trabalho em turnos
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.